hanna thame fisioterapia animal
coronavirus 155 livros do thame

pets

UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes atinge a marca de 780 internações em três anos

uti p 2

Criado para assegurar a assistência às emergências e cirurgias pediátricas neuropediátricas do sul da Bahia, a Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (UTI-Pediátrica) do Hospital Manoel Novaes (HMN) está completando três anos de inauguração neste mês de outubro. A unidade foi implantada visando a integralidade do serviço de oncologia pediátrica, sobretudo a oncohematologia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Referência no interior da Bahia, a UTI do HMN disponibiliza serviços de ortopedia e oncopediatria. A unidade registrou, nos últimos três anos, 787 internamentos, sendo 325 neste ano. No primeiro ano de funcionamento, em 2018, foram 82 atendimentos. Já no ano seguinte, 2019, foram 380 internamentos.

Atualmente a unidade conta com 13 leitos, sendo que três deles habilitados no início de 2020 para atendimento exclusivo a pacientes com suspeita ou positivados para o novo coronavírus. Do total de 325 internamentos deste ano, 80 foram nos três leitos pediátricos exclusivos Covid-19.

70% DOS LEITOS PARA O SUS

uti p 1A diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, destaca que 70% dos leitos da UTI são regulados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa unidade foi implantada para que o paciente tivesse o serviço de alta complexidade mais perto de sua família. Antes, muitos pacientes eram enviados para centros como Feira de Santana e Salvador. Acabamos com esses transtornos”, explica.

A médica Fabiane Chávez destaca que a implantação da UTI no HMN ajudou a compreender melhor uma dinâmica até então desconhecida, que era incluir a participação mais efetiva do acompanhante no processo de recuperação do paciente. “Inicialmente, imaginávamos que a presença de um familiar na UTI tumultuaria o local, mas percebemos que, geralmente, ajuda mais que atrapalha”, relata.

A médica conta esse processo de deixar o familiar mais próximo dos pacientes tem ajudado acelerar a recuperação deles. “Houve melhora ainda no processo para doação de órgãos daquele paciente que não temos como salvar. Muitas das famílias já entendem a importância desse ato de amor e deixam claro que querem doar os órgãos para ajudar outras pessoas”.

A UTI pediátrica do HMN atende crianças menores de 14 anos. A unidade conta com 47 profissionais, sendo 10 médicos pediatras, cinco fisioterapeutas, seis enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem, além de assistente social, psicólogos, nutricionista, farmacêutico e residentes. Essa equipe é fundamental para o atendimento de qualidade aos pacientes da Oncologia, Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
outubro 2020
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031