ater 2

Uma reunião online de suporte e tutoria foi realizada, nesta terça-feira (15), pela equipe do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, com o intuito de repassar informações adicionais e tirar dúvidas das equipes técnicas responsáveis pela elaboração dos projetos junto às cooperativas e associações selecionadas no edital emergencial, em apoio à segurança alimentar e nutricional.

O edital está destinando R$ 15 milhões para 324 organizações produtivas, selecionadas em todo estado, para apoiar cerca de 10 mil famílias de agricultores familiares baianos, na produção de alimentos.

ater 3

Para garantir uma rápida implementação dos investimentos e o acompanhamento técnico posterior, as propostas só puderam ser inscritas com o apoio de uma instituição de assistência técnica e extensão rural (Ater), de secretaria municipais de Agricultura ou Desenvolvimento Rural, ou Consórcios Públicos Territoriais, que ofertassem esse serviço de assistência técnica.

Participaram por meio de videoconferência, que foi transmitida simultaneamente pelo canal SDRBahia no Youtube, equipes técnicas das Ongs, prefeituras, consórcios públicos e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

De acordo com o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, foi um momento para tirar dúvidas sobre a implementação do Edital 15: “Recentemente foram concluídos oito modelos padrões, que já foram disponibilizados para os projetistas, mas muitos vão precisar fazer customizações em campo e é preciso alguns cuidados para a execução do projeto, que contempla ações de assistência técnica e fomento importantes”.

Durante a transmissão, os técnicos puderam tirar dúvidas como da possibilidade de alterar a tipologia do projeto, substituição de beneficiário e técnico, prazo para a entrega dos projetos e preenchimento de fichas de informações ambientais.

O assessor especial da CAR, Ivan Fontes, explicou que essa é uma fase de elaboração dos projetos técnicos e que encerra esse diálogo de forma mais coletiva: “Nas próximas semanas, a gente entra em uma fase da personalização do atendimento, onde os técnicos das prefeituras e dos consórcios, que querem tirar dúvidas ou trocar uma ideia sobre determinado projeto, tem a opção de procurar o técnico da assistência técnica aqui da sede, em Salvador, ou o assistente territorial no Território”.

Os próximos passos para a execução do edital 15 são a celebração do convênio, recebimentos dos recursos e aquisições.