Priscilla Costa, Yoji Ikuta e Claubert Santos, no Movimento Lixo Zero entregam documento na Câmara de Una.

Priscilla Costa, Yoji Ikuta e Claubert Santos, no Movimento Lixo Zero entregam documento na Câmara de Una.

Foi protocolada pelo Movimento Lixo Zero de Uma, no Sul da Bahia, na Camara Muncipal  a petição pública que solicita a inclusão da Semana Municipal do Lixo Zero no calendário oficial de atividades no município, com a entrega da  minuta do projeto de lei e as assinaturas da petição. De acordo com informações do Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, hoje representado na cidade pelos embaixadores Priscilla Costa e Claubert Santos, essa é a primeira vez no Brasil em que o Projeto de Lei da Semana Municipal do Lixo Zero é apresentado ao Poder Legislativo por meio de petição pública. Segundo o diretor da Câmara de Vereadores, Natan Mendes, o processo de tramitação durará aproximadamente 3 semanas, pois necessita passar pelas Comissões Permanentes antes de seguir para votação dos vereadores e, caso aprovada, sanção do atual prefeito, Tiago Birschner.

Natan Mendes, Diretor da Câmara Municipal e Claubert Santos, Embaixador Lixo Zero em Una

Natan Mendes, Diretor da Câmara Municipal e Claubert Santos, Embaixador Lixo Zero em Una

Claubert Santos, do MLZ, afirma que “o maior desafio foi tirar a ideia do papel. “Tivemos apenas uma semana para conseguir todas as assinaturas, mas, graças a Deus, à equipe de mobilização e à população de Una, conseguimos alcançar a meta”, diz ele.  A Lei da Semana Municipal do Lixo Zero é apenas um dos primeiros passos do Programa Una Lixo Zero, idealizado pelos embaixadores de Una, que tem como meta certificar Una como Cidade Lixo Zero em 2030. Para isso, é necessário que o município encaminhe corretamente os resíduos sólidos gerados em seu território, destinando aos aterros sanitários, no máximo, 10% deles.

“Ver a materialização de um sonho que, antes, parecia tão distante renova a esperança de que podemos construir muito mais por nossa cidade”, ressalta  Priscilla Costa. “A cada assinatura colhida, pudemos ouvir a população, disseminar o conceito lixo zero e sentir como os unenses estavam sedentos por uma iniciativa como esta”,

SERVIÇO

O QUE É A SEMANA LIXO ZERO

A Semana Municipal Lixo Zero é evento já realizado pelo ILZB em diversos locais do Brasil e do mundo, sendo lei em cidades como Florianópolis e Chapecó. O evento tem sido um momento de reflexão e ação muito importante para a difusão e aplicação do Conceito Lixo Zero, pois é um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos proveniente deste. O principal objetivo é mobilizar o maior número possível de pessoas e organizações por nichos para empoderar e trazer soluções que viabilizem alcançar a meta Lixo Zero do município.

Geralmente, a SLZ, como é carinhosamente chamada a Semana Lixo Zero, é formada por diversas ações como reuniões, campanhas, seminários, fóruns, congressos, mostras, ações (caminhadas, peladas, limpezas etc.), workshops entre outros. Todavia, devido às medidas de prevenção exigidas neste momento de pandemia, as ações propostas para a SLZ 2020 são prioritariamente virtuais ou residenciais.

QUEM É O INSTITUTO LIXO ZERO BRASIL

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil.  Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

Tem como missão “articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade”.

Sua visão é “ser referência nacional e internacional na disseminação e aplicação do conceito Lixo Zero, promovendo a sustentabilidade da cadeia de resíduos para uma sociedade livre de descartes”.

O PROJETO DE LEI DE UNA

Os embaixadores enviaram, junto com as 1006 assinaturas, uma minuta do projeto de lei, na qual está sugerida a realização anual da Semana Lixo Zero em Una no mesmo período das demais cidades do Brasil, isto é, na última semana de outubro. O texto propõe, ainda, que a atividade envolva toda a sociedade civil, o Poder Público e a iniciativa privada, tendo os objetivos descritos a seguir:

– proporcionar ambientes para discussão, sensibilização e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no Município e outros temas direta e indiretamente ligados, por meio de experiências lúdicas e técnicas;

– fomentar economia solidária, compartilhada, colaborativa, criativa e sustentável, assim como a inclusão social;

– propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e, prioritariamente, não geração de resíduos sólidos;

– incentivar o consumo consciente;

– realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do Município;

– disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica, oportunizando a valorização de trabalhos, projetos, estudos e novidades tecnológicas locais, voltadas para o meio ambiente;

– estreitar as relações entre urbano e rural no que tange à gestão integrada de resíduos sólidos.

O QUE É O CONCEITO LIXO ZERO

O Conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance –, Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

 

Fonte: Comunicação do Programa Una Lixo Zero