fac 2j

A Faculdade 2 de Julho (F2J) está com inscrições abertas até o dia 19 de agosto, para o Laboratório em Jornalismo Cultural e Crítica, um curso de extensão que irá tratar do jornalismo cultural. Os selecionados para as 40 vagas disponíveis serão informados através de uma lista que será divulgada até o dia 21 de agosto. O curso acontecerá nos dias 24, 26 e 32 de agosto e 1º, 3 e 8 de setembro, das 20h às 22h, com aulas que acontecerão através da plataforma Teams da Microsoft.

efsonPara o professor Efson Lima (foto), coordenador-geral da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e responsável pela construção da proposta do curso,  o Laboratório visa colocar em discussão o papel do jornalismo cultural e da crítica, campos significativos para as atividades culturais e o fomento às reflexões, sem prejuízo de aproximar as pessoas que atuam na área.

As atividades do laboratório abordarão os conceitos e ferramentas utilizadas pelos campos da crítica e do jornalismo cultural, com o apoio de professores, jornalistas, atores escritores e gestores culturais, como:  Carmen Vasconcellos, Cleidiana Ramos, Daniele Avila Samall, Efson Lima, Gilson Jorge, Marcus Vinicius Rodrigues, Ricardo Duarte, Thiago Carvalho, Fabrício Brandão e Ivan Almeida, Paulo Ricardo Nascimento. Inclusive, terá a participação especial do ator Amaurih Oliveira.

Para o professor Thiago Carvalho, um dos formuladores da proposta do curso e que vai participar ministrando aula, “faz-se necessário a adoção de uma estratégia de formação que possibilite alcançar não apenas benefícios relacionados ao desenvolvimento técnico, mas do perfil social, econômico e cultural de cada indivíduo, este pensamento decorre para gerar benefícios que estimulem a cooperação, assim este curso de extensão só acentuará o pensamento sobre a necessidade de se fazer”.

O curso tem carga horária de 30 horas e conta com 40 vagas distribuídas em: 15 para estudantes da graduação da F2J, cinco para estudantes da pós-graduação da F2J, cinco para alunos egressos, 10 para comunidade externa, 3 para professores e 2 para funcionários da instituição.  A Comissão Organizadora poderá aumentar o número de vagas mediante a procura.

As atividades serão realizadas através das plataformas Teams, Google Sala de Aula e das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp. Os 40 selecionados devem ter número de celular válidos e serão inseridos em um grupo do WhatsApp para fomentar a discussão.

Só serão certificados aqueles que realizarem os exercícios e responderem a Pesquisa de Satisfação sobre o conteúdo e sobre as atividades do curso. Entre as atividades, os participantes poderão participar da construção de um e-book sobre jornalismo cultural e crítica.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Faculdade 2 de Julho (https://f2j.edu.br/) via Plataforma Sympla.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: Posgraduacao@2dejulho.edu.br