8F6CE03E-D251-49BC-A034-CC1AE5DB94C0Os hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórida de Itabuna, ganharam um reforço importante nesse período de leitos lotados, principalmente, com pacientes positivados para o novo coronavírus ou com os sintomas da doença. As unidades hospitalares foram contempladas com respiradores conseguidos por meio de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Augusto Castro, em 2018.

O ex-parlamentar assegurou os recursos para aquisição de três respiradores, sendo que dois aparelhos foram entregues na terça-feira (11). Os equipamentos já foram montados e estão prontos para serem usados. O terceiro deve chegar nos próximos dias. “É uma doação que chega no momento importante nessa batalha que estamos travando para garantir o atendimento aos pacientes. Gostaria de agradecer ao ex-deputado Augusto Castro pela iniciativa”, diz o provedor da SCMI, Francisco Valdece.

A diretora técnica do Hospital Calixto, Lívia Mendes, destaca que os respiradores serão usados na unidade Covid-19. “São aparelhos que poderão ser utilizados tanto nos leitos quanto em ambulância para o transporte de paciente em estado grave”, conta.

A diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, explica que os respiradores servem tanto para adultos quanto para os pacientes pediátricos. “São equipamentos modernos que serão grandes aliados no processo de recuperação dos pacientes em estado mais grave”, finaliza.

Os hospitais da Santa Casa contam com 63 leitos exclusivos para pacientes positivados para o novo coronavírus. São 50 leitos no Hospital Calixto (40 leitos de enfermaria e 10 UTI) e 13 no Manoel Novaes (10 de enfermaria e três de UTI).