Basia Piechocinska

basia pier 6 (foto Ana Lee)Já experimentou alguma vez uma sincronicidade, um momento no qual parece que tudo coincideu de uma forma quase milagrosa e deu certo? Um encontro com a pessoa certa no momento certo, que resolveu seus problemas de uma forma melhor do que podia ter imaginado?

É lindo quando acontece, mas o que faz isso acontecer? Podemos fazer alguma coisa para isso acontecer mais na nossa vida?

Sim, podemos.

Talvez você já ouviu a frase da Bíblia “Peça e será dado”. E provavelmente já pediu varias vezes mas nem sempre recebeu. Por que? Por que o universo não conspirou ao seu favor para te deliciar com manifestações sublimes?

Para entender isso é preciso entender a diferença entre a energia do estado de pedir e a do estado de receber. São bem diferentes.

basia 1Quando estamos pedindo uma coisa, nosso enfoque é no que falta. Estamos tentando concentrar na coisa especifica que queremos. Isso é ótimo. Saber com precisão o que desejamos ajuda. Este é um passo essencial. A maioria de nós ja está fazendo pedidos, talvez nem tão precisos, mas estamos tendo preferências.

A segunda parte essencial é soltar, para poder receber. Este é o passo que costuma criar maiores dificuldades para as pessoas. Mas sem ele, não tem como receber. É como uma mão. Se nossa mão está-se agarrando a uma coisa, não podeme receber nada. Ela está ocupada com o ato de agarrar e não está disposta a receber. Similarmente, a nossa mente pode criar um estado de enfoque e portanto energia que não está aberta a receber, mesmo tendo o presente na sua frente.

Na hora de pedir podemos ser exatos, mas só se os detalhes nos trazerem clareza e felicidade. Depois é importante solta-los e se abrir para o universo nos entregar este presente da melhor forma, até uma forma melhor e diferente do que estamos imaginando.

basia 2Além de soltar o enfoque nos detalhes precisamos também soltar o enfoque na falta. Isto significa não sempre pensar na falta. “Por que ainda não chegou? Mas este problema é difícil para resolver. Faz muito tempo que estou com ele. É que eu acho quase impossível por causa do x…”
Toda vez que pensamos no problema, nas justificações, na gravidade dele, nas implicações dele, em fim…em qualquer coisa que esteja relacionada com a falta da solução, estamos com a mão fechada e a mente fechada, e não somos capazes de receber.

Dizer que precisamos parar de pensar num problema quando ele é prominente é fácil, mas como realizar? Como deixar de fazer o que a nossa mente levou anos em aperfeiçoar? Se já é um habito tão automático que quase nem percebemos que estamos pensando e sentindo a falta.

basia 3A melhor forma que conheço para praticar o estado receptivo é a meditação. Em outro artigo descrevi o processo de meditação, passo a passo. A meditação ensina a mente a soltar, soltar os pensamentos e todo tipo de agarramento mental e emocional. Por um tempo entramos num estado receptivo. Depois de um tempo de praticas de meditação aprendemos como entrar neste estado pacifico e ele começa naturalmente penetrar na nossa vida quotidiana. Quando não precisamos da mente, ela simplismente relaxa, em vez de incessamente produzir pensamento trás pensamento. Automaticamente começamos passar mais tempo num lugar receptivo, ficamos presentes, receptivos às maravilhas do Universo. E assim começam aparecer as sincronicidades.

E como podemos saber se já estamos neste caminho de receber? Fácil. Depois de fazer seu pedido, preste atenção no seu estado. Como está? O que está pensando?

Surgem pensamentos de falta? “Faz anos que não sinto isso e vai ser difícil acontecer agora…”
Ou uma sensação de leveza e pensamentos de abundancia: “Que lindo vai ser isto!”

A leveza é essencial para convidar os milagres às nossas vidas quotidianas e a meditação ajuda cultiva-la.