tve bolaA série infantil baiana ‘Francisco só quer jogar bola’ estreia nesta segunda-feira (20), às 11h30, na TVE e conta a história de um menino de 10 anos que ama jogar futebol, mas só encontra dificuldades. A obra de 13 episódios tem música-tema assinada por Arnaldo Antunes e acompanha a jornada de Francisco e sua turma para conquistarem espaço para brincarem e viverem plenamente suas infâncias. Será exibida segundas, quartas e sextas, às 11h30.

Francisco é o ator mirim Caio Povoas, que contracena com mais cinco crianças protagonistas. O personagem é um garoto que sonha em ser um campeão de futebol, acaba de entrar em férias escolares e isso significa: jogar bola! Humor, drama, mistério e aventura costuram as tramas desta história infantil que conta com atuação de mais de 60 crianças.

O protagonismo infantil é destaque da série que tem muita diversão e entretenimento. O conteúdo provoca o público a refletir sobre questões da atualidade, por exemplo, as restrições de mobilidade e de espaço nas cidades para brincar. Valores fundamentais do convívio social, como amizade e solidariedade, estão presentes nos episódios.

A série “Francisco só quer jogar bola” foi vencedora do edital de coinvestimento regional do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e foi financiada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e Governo do Estado da Bahia. A exibição poderá ser acompanhada também no www.tve.ba.gov.br/tveonline.