Juraci Masiero Pozzobon

am 1

Mari Bueno,  Arte Sacra de Sinop  para o mundo

 

Mari Bueno regressou com seus pais em 1971 de Marechal Cândito Rondon para Sinop, Mato Grosso, onde reside até hoje. Ela é artista plástica muralista na arte contemporânea. Especialista em Arte Sacra e espaço litúrgico celebrativo pelo Instituto de Teologia de Santa Catarina. Na Europa fez cursos de desenho, pintura, mosaicos e iconografia. Nas pinturas usa técnica “Alla Prima”.

am 5

Mari Bueno buscou em suas criações as características da região amazônica com a temática indígena, entre eles a fauna e a flora. Com técnicas variadas busca o cotidiano rural e urbano, mas se especializou em Arte Sacra que é seu forte. Hoje está executando pinturas murais, mosaicos e muitos adereços. Seus trabalhos se encontram em varias igrejas de todo o Brasil e leva a reciprocidade entre o cristianismo de países onde a fé Cristã é praticada. Assim suas obras cruzaram os oceanos até a Europa.

Foi dentro de casa que Mari Bueno teve contato com arte onde sua mãe trabalhava, com artesanato, contato então com tintas e pincéis.

am 2

Na adolescência fez seu primeiro curso de pintura onde deu a largada e gosto pela arte.

Convivendo com o desbravamento da região, seus trabalhos foram de inicio aspirado na cultura local, enfim à natureza.

Mari usa vários elementos e técnicas, cada exposição do ano ela insere a temática Amazônica. Diz Mari, que “tudo isso feito com os elementos regionais, como pó de serra, que são cores quentes, o sol, do calor que nos temos no verde da mata, no marrom, que é a cor do pôr do sol, da terra e da madeira”. Também ela explana que dentro de uma tela as ideias supera qualquer obstáculo.

am 3

As técnicas usadas são óleo sobre tela, giz, pastel, carvão, acrílico…

Mari Bueno teve varias exposições no Brasil, porém ela revela que uma em especial quando recebeu um convite do Museu de Arte Sacra em Fátima, em Portugal, criando 31 peças exclusivas para  vernissage “Maria Discípula Missionária, com isso foram para outros Museus do Norte de Portugal, em seguida para Milão, Itália”.

Em evidência, Mari abordou os temas “A vida de Maria, da anunciação à coroação de Nossa Senhora como rainha do céu e da terra”, também “Nossa Senhora em dezoito países”, mostrando as diferentes culturas. Essas obras ficaram expostas também no Santuário da Brasílica em Nossa Senhora Aparecida, São Paulo.

am 4

Mari Bueno participou no Museu do Luvre, em Paris, contemplada com mencao honrosa, expôs no Museu de Arte Siena, Itália. Participou de bienais na Europa – Londres, Inglaterra. Suas criações são 90% voltadas em Arte Sacra.

Mari quer que as pessoas interagem  com pequenas mensagens por mais simples que sejam que tenham uma qualidade de vida religiosa.

“Todos estão em uma caminhada divina independente de religião ou filosofia”.

—-

Juraci Masiero Pozzobon, Bacharel em Artes plásticas na UNIC – Cuiabá, Graduada em Ensino da Arte pela FASIPE e Arte Terapia pela Cândido Mendes, RJ. Doutoranda em Epistemologia e História da Ciência pela Instituição Iesla/UNTREF – Buenos Aires, Argentina.