O Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCB/UESC), realiza de 13 a 17 de julho, o Simpósio, online, em Segurança Biológica para Profissionais de Saúde e Associados Frente a Pandemia. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do link – https://www.even3.com.br/semsegsaudeuesc/

De acordo com a professora Carla Cristina Romano, “o Seminário foi estruturado para o profissional de saúde ou associado à serviços de saúde que busca uma atualização e capacitação em biossegurança, com foco na Pandemia. Durante o evento cada participante terá acesso a vídeo- aulas e poderá interagir durante a palestra no youtube, através do chat ou posteriormente por email, com os palestrantes”.

As atividades começam segunda-feira (13), sempre como inicio às 19 horas, com a web conferência: “Conhecendo o SARS Cov-2” seguida com abordagem sobre “Tratamento, Prevenção e legislação trabalhista na COVID-19” e “Uso correto das máscaras e cabines de descontaminação: cuidados e riscos”.

No dia 14, terça-feira, serão abordados os temas “EPIS. Biossegurança e sua importância para profissionais de saúde”, “Paramentação e Desparamentação dos profissionais de saúde”. Quarta-feira (15), “Atividades negligenciadas em relação a possíveis focos de infecção por SARS CoV-2. (disponível no youtube: https://youtu.be/uvO1aP5v8tU)” e “Contaminação de materiais, equipamentos, condicionadores de ar e elevadores no ambiente hospitalar neste momento de pandemia.”

Quinta (16), a primeira conferencia destaca “Limpeza e Descarte de material em tempo de pandemia”, “Equipamentos de esterilização em laboratório nível 2” e “Roda de conversa: desafios e conquistas durante e pós pandemia”. No último dia, sexta-feira (17), o temas será “Biossegurança no laboratório de Vírus respiratório” e “Pós pandemia e segunda onda”

Serão conferencistas os professores Adriana Barros de Cerqueira e Silva (PPGBBM/UESC), Carla Cristina Romano (DCB/UESC), Fabrício José Souza Bastos (DCS/UESC), João Carlos Teixeira Dias (DCB/UESC), June Maria Passos Rezende , Luciana D. Carvalho (DCB/UESC), Rachel Rezende (DCB/UESC), Renato Fontana (DCB/UESC) e Wallace Felipe Blohem Pessoa (DFP/CCS) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.