A pandemia do novo coronavírus provocou uma redução drástica no número de doadores no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Esse sumiço de voluntários vem causando preocupação aos profissionais de saúde e apreensão aos pacientes, que dependem de um gesto de bondade do próximo para uma cirurgia ou continuidade do tratamento.

Estudantes com a doadora Laura HavennaO cenário no Banco de Sangue sensibilizou três estudantes de Itabuna, que decidiram promover uma mobilização nas redes sociais para convocar os amigos e parentes para uma corrente de solidariedade. “Às vezes, as pessoas realizam mobilizações específicas, geralmente, para ajudarem uma parente ou amigo internado, mas as necessidades aqui são bem maiores”, afirma a estudante Yasmine Rocha, de 16 anos, uma das idealizadoras da campanha “Amigos Bondosos”. Os outros são Gabrielly Santos, 18, e Paulo Henrique, 20.

 

Por causa dos cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus, a doação de sangue está sendo com hora marcada. Os estudantes estão comemorando o sucesso da campanha. “Os nossos amigos e parentes ficaram bem sensibilizados e atenderam a convocação para participar desse ato de amor ao próximo”, conta Gabrielly Santos, que é prima de Yasmine Rocha.

Para sexta-feira (19), os estudantes já têm confirmados 40 doadores. Eles estão mobilizadas até as 17h de hoje e, neste sábado, das 7 ao meio dia.  “É muito bom ajudar o próximo. Desde cedo que conheço a realidade do Banco de Sangue de Itabuna. Sempre foi essa luta para captar doadores, mas a situação ficou ainda mais difícil depois dessa pandemia”, observa Yasmine Rocha, que é filha de uma funcionária da unidade.

 

Em determinados períodos, a queda nas doações do Banco de Sangue chega a 70%. A ação como a promovida hoje pelos estudantes ajuda a centenas de pessoas. Seja também um doador e agende o seu horário. O telefone para agendamento é o (73) 3214 9126. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17 horas. Aos sábados, das 7 às 12h.