Tomógrafo. foto boaUm espaço de saúde onde a criança se sente num brinquedo de um parquinho de diversão. Paredes e teto com desenhos infantis num ambiente pensado para que o paciente não se assuste no momento de passar pelos exames necessários para o início e/ou continuidade do tratamento. Esse é o cenário na sala do novo tomógrafo do Hospital Manoel Novaes, que já está em funcionamento.

A diretora técnica do Manoel Novaes, a médica Fabiane Chávez, destaca que a instalação do equipamento de última geração está agilizando os serviços e qualificando ainda mais a emergência da unidade de saúde, que é referência regional para Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia de alto risco e Pediatria Cirúrgica. “É equipamento de alta precisão que facilita o trabalho das nossas equipes. O fato de acabar com o deslocamento para outra unidade de saúde representa um ganho fantástico”, afirma Fabiane.

A coordenadora de Serviço de Apoio, Diagnóstico Terapêutico (SADT) da Santa Casa de Misericórdia da Itabuna, Daniela Sampaio Cabral, explica que a instalação do tomógrafo representa mais conforto para os pacientes, que antes precisavam ser transportados para realização de exames no Hospital Calixto Midlej Filho. “Hoje está muito mais rápido realizar todo o procedimento”.

O novo tomógrafo foi adquirido com recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Valmir Assunção, no Orçamento da União de 2018. Ele entrou em funcionamento depois de realizados todos os testes para garantir a segurança dos funcionários e pacientes da unidade. Além do equipamento, o montante de R$ 1 milhão foi usado na compra de acessórios, como nobreak e estabilizador.