samu pmiA Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate ao Novo Coronavírus no município. Dentre as ações realizadas, estão as barreiras sanitárias, implantadas há algumas semanas em cinco pontos de acesso ao município: avenidas J.S. Pinheiro, Kenedy, Amélia Amado, Itajuípe e Juracy Magalhães. As barreiras sanitárias contam com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN) e do 15º Batalhão de Polícia Militar.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as barreiras receberão reforços de profissionais de saúde que seguirão um protocolo de abordagem com a realização de perguntas, para possível identificação sintomática, além da aferição da temperatura corporal por meio de termômetros digitais.

Testes Rápidos
A Prefeitura de Itabuna estará homologando nos próximos dias o resultado da licitação realizada para aquisição de 20 mil testes rápidos. De acordo com o secretário Uildson Nascimento, esses testes também serão utilizados nas barreiras, onde a pessoa poderá chegar de carro, ser testada sem sair do veículo, e ter seu resultado em até 20 minutos.

Nova Ambulância reforça atendimento do SAMU
Na tarde desta quarta-feira (13), o município recebeu mais uma ambulância que será utilizada para reforçar o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). De acordo com a SMS, e ambulância foi solicitada em setembro de 2019, liberada em janeiro, e enviada ao município após passar por todos os trâmites burocráticos. Diante do crescimento da demanda de chamadas no SAMU, provocado pelo coronavírus, a nova ambulância se junta à frota do serviço que atualmente possui 3 veículos, sendo 1 avançado e 2 básicos, além de duas unidades da reserva técnica.