dia das mãesFortalecer os vínculos afetivos com familiares nesse momento de distanciamento social. Com esses objetivos, os setores de Serviço Social e de Psicologia do Conjunto Penal de Itabuna promoveram, no domingo (10), Dia das Mães, o projeto “Laços Maternos, Eternos”.

O projeto consistiu em organizar, em uma mídia digital, vídeos de filhos e filhas das mulheres custodiadas, com depoimentos em homenagem às mães. A emoção tomou conta do ambiente, e todas as mães foram às lágrimas com as homenagens de seus filhos.

De acordo com a coordenadora do Corpo Técnico e uma das realizadoras do projeto, Genice Lacerda, a falta de convívio das mães privadas de liberdade com seus filhos pode acarretar perda de vínculos é distanciamento afetivo.

“Na condição de promotores das condições para a ressocialização das pessoas em privação de liberdade, entendemos que era necessário criar as condições para que as mães pudessem desfrutar da companhia de seus filhos, ainda que o encontro fosse mediado por meios tecnológicos. No fim, os laços que unem mães e filhos não conhecem barreiras, e vimos isso durante a realização desse projeto”.

A proposta da equipe multidisciplinar da empresa Socializa no Conjunto Penal de Itabuna é estender o projeto enquanto durarem as medidas de isolamento social, que hoje impedem a realização de visitas aos custodiados, inclusive ampliando aos demais internos custodiados.