uesc (2)(do Pimenta)- A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) já possui a tecnologia e laboratório para fazer os testes RT-PCR de detecção do novo coronavírus (Covid-19). Um grupo de professores da instituição estruturou um dos laboratórios de pesquisa para atender a todas as exigências de segurança para a realização de diagnóstico molecular da Covid-19.

Conforme apurado pelo PIMENTA, a Uesc tem todos os equipamentos necessários. Agora, busca as contrapartidas para a compra dos kits (insumos) para fazer os exames RT-PCR. Com laboratório no sul da Bahia, os pacientes obteriam resultado destes exames de alta precisão em menor tempo. Hoje, a demora para divulgação de resultado chega a até 7 dias, apesar do aumento da capacidade do Laboratório Central (Lacen-BA em Salvador.

Na última quinta (7), o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, assinou portaria criando comitê de adequação do Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular (Lafem) às normas do Lacen, da Secretaria de Saúde da Bahia.

O comitê é coordenado pelo professor George Rego Albuquerque e tem ainda Ana Paula Melo Mariano, responsável técnica, Mylene de Melo Silva, gerente de laboratórios, e os docentes Bianca Mendes Maciel, Sandra Gadelha e Wilson Barros Luiz.

“TEMOS TODOS OS EQUIPAMENTOS”

Hoje, o PIMENTA perguntou ao governador Rui Costa se o estado não estudava a possibilidade de formar parceria com a Uesc ou a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para fazer os exames de alta precisão para covid-19 no próprio sul da Bahia. Relembramos que o Estado (Secretaria de Saúde) já havia anunciado unidades descentralizadas do Lacen em Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e Guanambi e ainda definiria onde seria instalada a quinta unidade.

Rui alegou dificuldades para que a indústria fornecesse máquinas necessárias para a realização dos exames, mas disse que o sul da Bahia seria prioridade (reveja aqui). Um dos membros do comitê da Uesc informou, hoje, que a universidade sul-baiana, que é estadual, possui os equipamentos necessários para testes. “Temos todos [os equipamentos]”, disse a este site. Ou seja, o governo baiano precisaria apenas adquirir os insumos necessários para que os exames de detecção sejam feitos no sul da Bahia, garantindo rapidez nos resultados.