A Secretaria Municipal da Educação (SME) abriu nesta quarta-feira (06/05), o calendário de matrículas nas etapas subsequentes, que foram interrompidas quando foi estabelecido o decreto de suspensão das atividades nas escolas de Itabuna. Levando em consideração as recomendações de distanciamento social feitas pelos órgãos de saúde e visando garantir a saúde de todos, as matrículas de 2020 serão realizadas on-line.
Para tanto, a SME está disponibilizando um link no site da Prefeitura de Itabuna para efetivação das matrículas dos estudantes que serão transferidos entre escolas da rede e matrículas dos estudantes novos da rede, conforme cronograma:

mat itabuna
De 06/05 a 10/05, serão matriculados os estudantes que vão trocar de escola dentro de unidades da própria rede; e de 11 a 15/05 serão matriculados os alunos novos (vindos de outras redes de ensino ou de outras cidades).
O link para a matrícula é https://itabuna.portaleduca.ids.inf.br/#/. Assim que a matricula for concluída, será gerado um recibo onde terá a seguinte informação: “Esta matricula só será validada após entrega da documentação do aluno na escola até a primeira semana do início das aulas.


Para a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, “a pandemia de COVID-19 pegou todo mundo de surpresa e, na nossa rede, coincidiu que o momento da crise foi justamente no período em que estamos num processo de transição, saindo do ano letivo de 2019 e entrando no ano letivo de 2020. Então, foi necessário replanejar todas as ações, proceder estudos que nos permitissem novas estratégias de soluções para os desafios que estão sendo colocados e uma delas foi justamente ver uma maneira de os próprios pais conseguir matricular os seus filhos sem precisar sair de casa”, disse a secretária. Segundo ela, diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, neste ano de 2020, não serão organizados os postos de matrículas. Com a possibilidade de fazer a matrícula 100% on-line, os pais podem fazê-lo longe de aglomerações.

“Queremos nessa retomada das matrículas que elas sejam feitas com o mesmo sucesso que vem se observando na entrega dos kits de merenda escolar”, concluiu apontando que a SME espera 9 mil novas matrículas nos próximos dias, entre alunos transferidos e novas matrículas.