O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, confirmou, na manhã desta terça-feira (28/04), que irá proceder os pagamentos dos salários dos professores no dia de hoje, com o reajuste de 12,84% que fora concedido após estudos e encaminhamentos do Departamento Financeiro da Secretaria Municipal da Educação (SME).

O prefeito explicou que “o Brasil e o mundo estão atravessando uma crise sem precedentes, estamos com um decreto de emergência [em vigor, por causa da pandemia de COVID-19] e a prefeitura poderia, nesta perspectiva, adiar a concessão do reajuste, mas não. Iremos cumprir com o que foi prometido”, destacou o prefeito.

A secretária da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, ressaltou mais uma vez que a decisão do prefeito atende não só aos preceitos técnico-financeiros da probidade administrativa, como também coloca a valorização dos profissionais da educação do Município de Itabuna num patamar de evolução inédito entre os municípios do Sul da Bahia, do estado e do Brasil. “Não é a toa que, na área da Educação, Itabuna tem sido referendada como cidade modelo para outras tantas da Bahia e do Brasil, pois, mesmo com tantas dificuldades, o zelo pela coisa pública, pelo compromisso assumido, pela administração transparente e pela valorização profissional dos nossos educadores têm sido as características principais das orientações do prefeito, dando conta de que os passos em direção à melhoria da qualidade de ensino das escolas da rede sejam cada vez mais largos”, disse.

 

A secretária pontuou ainda que nos últimos dias, a SME passou a enfrentar muitas especulações. Ela própria, diretores e assessores passaram por assédio. Ainda assim, compreendeu com o sentimento de resiliência a ansiedade causada pela expectativa do reajuste, muito embora ela tenha sido desnecessária, já que o próprio prefeito já havia concedido entrevista coletiva no início do ano para falar sobre o tema. “Tenho convicção dos informes dados pela SME. Eles sempre são respaldados por aquele que governa, o prefeito Gomes”, finalizou.