utiCom base nas informações prestadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Ilhéus possui 51 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao todo, sendo quatro particulares e 47 da rede SUS. Destes, 36 são leitos gerais de UTI do SUS e 11 leitos de UTI também do SUS, porém específicos para Covid-19.

 

De acordo com o Coordenador do Comitê Operacional de Emergência (COE) da Sesau, André Cezário, 30 leitos de UTI são do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), 10 do Hospital São José e 11 do Hospital de Ilhéus.

 

Além dos 51 leitos gerais de UTI, há ainda mais quatro leitos na sala vermelha no Centro de Triagem montado no Centro de Convenções, equipado com equipamentos de UTI para atendimento de emergência, com três respiradores.

A Sesau informa que até o final do mês de abril, Ilhéus vai receber mais nove leitos de UTI SUS no Hospital de Ilhéus, exclusivos para pacientes Covid-19, e que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai disponibilizar mais 20 leitos de UTI Covid-19 para o HRCC.

 

Com os 29 novos leitos de UTI SUS e específicos para Covid-19 no município, sendo nove do Hospital de Ilhéus e 20 do HRCC, Ilhéus saltará de 51 para 80 leitos de UTI ao todo, sendo 36 leitos gerais do SUS, quatro leitos particulares e mais 40 leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid-19.  Com os quatro leitos com estrutura de UTI da sala vermelha do Centro de Triagem, Ilhéus contará com 44 leitos com estrutura de UTI somente para pacientes Covid-19.