Alessandro Santana, Reitor da UescA Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) promoveu mais uma live nesta sexta-feira, 3, desta vez com o Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Santana, que apresentou as medidas da instituição para o combate ao Coronavírus (Covid-19) na região. A conversa foi conduzida pelo presidente da ACI, Sérgio Velanes, com o objetivo de contribuir remotamente para o setor empresarial.

Diante da pandemia espalhada no Brasil, e que atingiu o Sul da Bahia, o Reitor da Uesc revelou que a universidade já está fabricando máscaras faciais e distribuindo para hospitais da região. “Estamos ainda conclamando para que pessoas que possuem impressoras 3D, possamos trabalhar em conjunto, e verificando junto a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], a permissão para que a gente possa produzir álcool em gel destinado ao consumo interno e para distribuir às pessoas mais necessitadas”.

Segundo Alessandro, a Uesc está em parceria com outras universidades em busca da solução para desenvolver pesquisas no combate ao Coronavírus, e colocou a disposição do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, os equipamentos, professores e pesquisadores da instituição de Ensino Superior. Aliado a isso, Santana falou de estreitar os laços com as faculdades particulares e envolver as Associações Comerciais de Itabuna e Ilhéus, o Sebrae, entre outras entidades, nos projetos da Uesc.

“Vamos auxiliar as pessoas jurídicas para os micro e pequenos empreendedores. Ao todo, três departamentos (economia, ciências administrativas e contábeis e o departamento de ciências jurídicas) estarão orientando sobre o acesso às politicas públicas do governo, além de auxiliar ao micro e pequeno empreendedor em outras demandas. A pretensão é ampliar a iniciativa para os 10 departamentos da universidade”, explicou Alessandro.

Na área da gestão pública, o Reitor citou o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Litoral Sul, que está sendo desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc para a busca de soluções para problemas municipais, através de fóruns de secretários. “Nesse momento temos que ter ações do setor privado, mas também do Governo Federal, Estados e Municípios”, tendo em vista a importância do papel das políticas públicas.

Alessandro, que é economista e administrador de empresas, reforçou a importância das medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial de Saúde para quem pode permanecer em casa. Destacou que a suspensão das atividades de micro e pequenas empresas é necessária, tendo em vista que a região não tem condição hospitalar eficaz para garantir atendimento em larga escala na área da saúde. “É hora de salvar vidas, e, ao mesmo tempo, estará ajudando a salvar a economia”, avaliou.

Sérgio parabenizou as iniciativas da Uesc e reforçou a parceria da ACI no projeto de fortalecimento da classe empresarial. Segundo ele, as instituições precisam estar juntas e fortalecidas para enfrentar esse momento de pandemia, que é mundial. “É um momento que requer muita serenidade nas nossas ações, debater e definir ações em conjunto com os setores da sociedade”, destacou o empresário que participa do Comitê Covid-19 de Itabuna, para definições alusivas ao comércio local.