Professor e Economista Elson MiraDando seguimento à série de lives promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, com objetivo de contribuir remotamente para o desenvolvimento do comércio nesse período de quarentena, o presidente da entidade, Sérgio Velanes conversou nesta quinta-feira, 2, com o economista e professor titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Elson Mira (foto), sobre os impactos do Coronavírus (Covid-19) no âmbito nacional e local.

Segundo o professor, há uma unanimidade entre os economistas para que o país suspenda as atividades econômicas por um tempo, pois há vários estudos científicos, sendo que um deles utilizaram de modelos econométricos sofisticados com base na gripe espanhola que aconteceu no século passado, e que comprovam a partir de exemplos das cidades americanas que interromperam mais rapidamente as atividades não essenciais, foram aquelas que tiveram um soerguimento da economia.

“Nós teremos uma crise horrível, que vai deixar efeitos residuais por ano e com a queda do PIB [Produto Interno Bruto] sensivelmente. Vai atenuar a crise econômica se suspender as atividades que podem ser suspensas por um tempo. E, está mais que comprovado que se não adotarmos pelo lockdown (sistema de quarentena), o número de mortes será estratosférico”.

Segundo Mira, o primeiro impacto das medidas de quarentena adotadas pelo Brasil já está acontecendo. Com o fechamento do comércio, as empresas não estão gerando receitas para os empresários honrarem os compromissos com impostos, fornecedores e folhas de pagamento. A segunda questão apontada pelo economista é que “o Estado precisa intervir através da política fiscal, o que, segundo diferentes economistas, é a melhor solução nesse momento: colocar dinheiro no mercado é uma forma elevar a demanda agregada que caiu”, explicou o professor.

Ainda segundo a análise do economista, o Governo Brasileiro, comparado a outros países, foi lento na tomada de decisões. Mas, nos últimos dias, a situação mudou e o governo aprovou no Congresso Nacional, o auxílio emergencial para trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, além de outras medidas que estão sendo votados no Senado, que vai atingir os trabalhadores que recebem até 3 salários mínimos.

O professor Elson explicou ainda que no sistema econômico, trabalhadores e empresários dependem que o fluxo econômico gire. “Para as empresas venderem e lucrarem, os trabalhadores precisam ter dinheiro para comprar. Por isso, qualquer redução de salários ou eliminação de renda, vai prejudicar as empresas, pois elas irão vender menos”, declarou o especialista.

Impacto regional

No caso do comércio de Itabuna, o professor acredita que é possível que o seu soerguimento não demore tanto quanto outros municípios circunvizinhos, tendo em vista que a procura desse seguimento, além dos serviços de saúde e educação, aconteça de modo mais amplo, onde os preços são mais competitivos e atrai o deslocamento de pessoas da região.

O presidente Sérgio Velanes destacou que o momento é de dificuldades em todos os setores, mas o foco principal é salvar vidas, que exige um esforço muito grande nesse momento. Aliado a isso, ele ressaltou a importância de “buscar conhecimento sempre de pessoas de fontes fidedignas para munir a sociedade de informações confiáveis e não gerar margem para as notícias inverídicas, que só aumentam o pânico social”, avaliou o empresário.