Hospital de Base (1)A direção do Hospital de Base de Itabuna descartou a existência  de casos de novo coronavirus  na cidade. Na manhã de hoje três pessoas, que haviam tido contato com um italiano durante o carnaval de Salvador, foram encaminhadas à unidade de saúde, mas após uma avaliação feita pelo médico infectologista Dr. Fernando Romero, ficou constatado que não havia qualquer sintoma da doença. Elas passaram por exames, coleta de material de laboratório (procedimento padrão) e foram liberadas.

Em entrevista ao repórter Carlos Barbosa, no programa Balanço Geral, da TV Cabrália, o diretor médico do Hospital de Base, Dr. Eduardo Kowaskey, destacou que “até o momento não temos nenhum caso confirmado do novo coronavirus. É natural que num momento como esse as pessoas fiquem ansiosas, mas o fato de terem contato com um estrangeiro, não quer dizer que tenham a doença”.

Segundo ele, “não há motivo para pânico,  temos procurado orientar a população sobre os cuidados a serem tomados e estamos vigilantes para o caso de qualquer ocorrência”.

Como parte do Plano de Contingência, o Hospital de Base já criou uma área de isolamento com capacidade para 21 pacientes, com equipamentos e material de atendimento. Os casos mais leves podem ser tratados na própria residência do paciente.