A capacitação é uma etapa extremamente importante - Secom.Com o intuito de intensificar o trabalho de combate às endemias no município, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está realizando a capacitação de 26 novos agentes contratados em caráter temporário. Iniciado no dia 27 de fevereiro e concluído nesta quarta-feira (4), o treinamento atende ao decreto nº 100/19. O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, também compareceu à formação.

O treinamento aconteceu no auditório do Núcleo Regional de Saúde – Sul (NRS-Sul), prédio da antiga 6ª Dires. Os profissionais foram orientados sobre noções em saúde e educação para o trabalho de rotina, com técnica de visita, cubagem de depósitos para colocar a quantidade exata do larvicida (inseticida utilizado no controle do mosquito Aedes aegypti), bem como noções de registro de dados nos boletins usados no programa de combate ao vetor transmissor das arboviroses como Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela. Os novos agentes também adquiriram conhecimentos por meio da atividade desenvolvida pela equipe de Bloqueio de Casos Notificados.

“A capacitação é uma etapa extremamente importante, pois possibilita aos novos integrantes do quadro de combate às arboviroses o domínio das técnicas do trabalho diário. A cobertura das ações no município é uma das prioridades determinadas pelo Mário Alexandre, que visa reforçar as medidas preventivas e oferecer uma estrutura de qualidade para atendimento à população”, explica Geraldo Magela, secretário municipal de Saúde.

O chefe de Campo de Endemias, Roberto Reis, destaca que o trabalho dos agentes reforça as ações de combate. Porém, é importante que a população se conscientize sobre a importância da prevenção, adotando medidas cautelares como cobrir tanques e tonéis, evitar acúmulo de garrafas diversas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos expostos a céu aberto e que podem acumular água parada, entre outras.