hanna thame fisioterapia animal
prefeitura itabuna coronavirus 155 livros do thame

shopping jequitiba

Dr. Rubens Belfort Mattos Junior toma posse na presidência da Academia Nacional de Medicina

acad (2)

O oftalmologista paulista Dr. Rubens Belfort Mattos Junior, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, assumiu ontem a presidência da  Academia Nacional de Medicina no biênio 2020-2021. Em 190 anos, é a primeira vez que um médico de fora do Rio de Janeiro assume a presidência.

Dr. Rafael Andrade

Dr. Rafael Andrade

A ANM foi fundada em 1829  e congrega acadêmicos de grande renome da medicina brasileira, com objetivo de orientar novas gerações, sempre com abordagem de temas atuais. O tema de próxima reunião, que acontece na semana que vem, será sobre o novo coronavirus.

O Dr. Rubens Belfort Junior é um dos grandes incentivadores do Mutirão do Diabetes de Itabuna, coordenado pelo Dr. Rafael Andrade e promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, em parceria com o Hospital Beira Rio e Asdita. O Dr. Rafael Andrade participou da solenidade posse e destacou que “o Dr. Belfort Junior é uma das maiores personalidades da oftalmologia brasileira e um incansável defensor do projeto do mutirão para todas as partes do Brasil. Temos certeza de terá uma atuação brilhante na Academia Nacional de Medicina”.

 

 

Perfil

Graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) em 1970, Belfort Jr. concluiu doutorado em oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1981 e fez outro doutorado, desta vez em microbiologia e imunologia, pela EPM, concluído em 1985. É livre-docente e professor titular de oftalmologia da EPM, pesquisador 1A CNPq, membro titular do Conselho Nacional de Ciências e Tecnologia e já recebeu, entre outros prêmios, a Medalha ao Mérito Oswaldo Cruz da Presidência da República e a Ordem do Mérito Científico Nacional, Classe Grã-Cruz. Tem mais de 500 artigos publicados e orientou mais de 40 doutores.

Eleito membro titular da ANM em 1998, à frente da entidade Belfort Jr. liderará cem dos melhores médicos do país, que se dedicarão às atividades de congregar profissionais em reuniões periódicas com o intuito de debater questões pertinentes à medicina nacional e internacional, incluindo as sessões científicas, que ocorrem toda quinta-feira, além de outros projetos, como se aproximar da sociedade através de conteúdos médicos de forma mais acessível, do programa de incentivo a jovens lideranças médicas e eventos internacionais como a transmissão do TedMed 2020, agora em março.

A cerimônia de posse, só para convidados, será realizada na próxima terça-feira, dia 3 de março de 2020, às 20h, na sede da ANM (Avenida General Justo, 365, Centro do Rio de Janeiro). Belfort Jr. receberá a faixa presidencial das mãos do antecessor na presidência da Academia, Jorge Alberto Costa e Silva.

Sobre a ANM

A história da Academia Nacional de Medicina confunde-se com a história do Brasil. Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18 horas, para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. Esta reunião faz da Academia Nacional de Medicina a mais antiga e única entidade científica dedicada à saúde a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo. A Academia também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e, anualmente, durante a sessão de aniversário, distribui prêmios para médicos e pesquisadores não pertencentes aos seus quadros. Neste ano, serão nove prêmios em diversas categorias e as inscrições continuam abertas.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
março 2020
D S T Q Q S S
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031