santa casa corona

Uma reunião na manhã desta sexta-feira (28.02) reuniu as lideranças dos serviços de apoio dos Hospitais Calixto Midlej Filho e Hospital Manoel Novaes para um estudo de caso sobre o atendimento aos pacientes com suspeita para o Novo Coronavírus, ocorrido no início da semana em Itabuna. Com a presença do médico infectologista Dr. Fernando Romero, que também coordena a Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH) das duas unidades, representantes de setores como Atendimento, Rouparia, Higienização, Nutrição, Central de Material Esterilizado reuniram-se para analisar a aplicação do Protocolo de Prevenção à Disseminação e Contágio do Novo Coronavírus (CONVID-19).
santa c“A atuação da equipe assistencial da Santa Casa, seguindo o Protocolo de Assistência e Tratamento do CONVID-19 normatizado pelo Ministério da Saúde, foi excepcional. Da mesma forma estamos valorizando as rotinas adotadas pelas equipes de apoio à assistência no trabalho de prevenção à disseminação e ao contágio do novo vírus. Esta revisão de caso é essencial para seguirmos preparados para o enfrentamento de novos casos suspeitos garantindo segurança aos pacientes e aos profissionais”, declarou Dr. Fernando Romero.
Ainda durante a reunião, um dos pontos abordados foi a busca indiscriminada por máscaras. Segundo Dr. Fernando, a orientação do próprio Ministério da Saúde é o uso da máscara cirúrgica no paciente, por profissionais que tiverem contato direto e para todos que tiverem contato entre 1 e 2 metros de distância do paciente em suspeita para Coronavírus.

“Além desta orientação, todos os outros Equipamentos de Proteção Individual, a exemplo do gorro, luva e avental, deverão ser usados por quem presta assistência ou serviço de apoio ao paciente. O uso da máscara N95, que oferece uma proteção maior, deve acontecer quando forem realizados procedimentos que gerem aerossóis. E, por fim, evitar multidões e a higienização correta das mãos/ uso de álcool gel são orientação gerais para todos e a qualquer momento”, complementou Dr. Fernando.

Retrospectiva

Ainda na última terça-feira (25.02), quatro pacientes deram entrada nos hospitais da Santa Casa de Itabuna com suspeita para o Novo Coronavírus. Atendidos mediante Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus do Ministério da Saúde, os pacientes receberam alta após os resultados dos exames negativarem para a doença. Desde o mês de janeiro, quando se intensificaram os alertas sobre o Novo Coronavírus a Santa Casa de Itabuna vem se preparando para um possível enfrentamento da doença. Ainda neste período foi construído o Protocolo Interno, sendo realizada ainda em 04 de fevereiro a primeira reunião para discutir, preventivamente, o plano de ação para casos suspeitos de Coronavírus.
Outras medidas de destaque foram a aquisição de insumos extras destinados especificamente para o Plano de Contingência, a exemplo de EPIs e materiais de apoio descartáveis; orientações internas aos trabalhadores através da intranet dos Hospitais, reuniões setoriais de disseminação do Protocolo; e abordagem do tema na mídia e nas redes sociais da Santa Casa, promovendo educação em saúde também para a população.