Karina Lins

Dr. Gentil

Dr. Gentil  Neto

No dia 18 de fevereiro foi o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e a Santa Casa reforçou a campanha com um card de alerta nas redes sociais. No sentido de esclarecer mais sobre os danos que o álcool pode causar na vida de uma pessoa, o Dr. Gentil Neto, médico atuante na psiquiatria do Plansul, fez uma abordagem sobre o assunto. Vale lembrar que o tema vem de encontro com o período festivo do carnaval, no qual o índice de pessoas que abusam do álcool e dão entrada nos hospitais em coma alcoólico é muito grande. Sem contar no número de acidentes nas estradas por ingestão de bebida alcoólica.

O alcoolismo, cientificamente conhecido como Síndrome de Dependência de Álcool é um grave e popular problema de saúde pública: Quase 15% da população brasileira possui o diagnóstico de dependência alcoólica. “A dependência de álcool vem sendo observada em pessoas com idades cada vez mais precoces, incluindo crianças e adolescentes”, alerta o médico.

O consumo de bebida alcoólica tem aumentado nas últimas décadas, e pesquisas recentes colocaram o álcool como a droga mais associada, direta ou indiretamente a danos de saúde que podem levar à morte, mais até do que o CRACK devido à sua popularidade.

O Brasil é o terceiro país da América Latina em consumo per capita anual de bebida alcoólica e o quinto em todo o continente. As pesquisas indicam que 60% das unidades de álcool consumidas pelos brasileiros equivalem à cerveja. “A dependência de álcool ainda enfrenta alguns desafios em relação ao tratamento, principalmente em relação ao sub-diagnóstico e ao tratamento tardio. Normalmente as pessoas dependentes só procuram ajuda quando já apresentam impactos clínicos significativos”, comenta.

As opções de tratamento são ambulatoriais e em alguns casos internação hospitalar, e quando há sintomas psíquicos que indicam gravidade, internação psiquiátrica. Deve-se orientar a família e o paciente sobre a natureza do problema, tratamento e a evolução do quadro, e aproximá-la do tratamento.

Dr. Gentil diz que o diagnóstico tardio piora o prognóstico e tende a reforçar a ideia de que alcoolistas raramente se recuperam, por isso a importância de diagnóstico e intervenção precoces no uso problemático de álcool. “Entre os dificultadores do tratamento, incluímos o desconhecimento da população acerca dos CAPS AD. Como profissionais da saúde, é importante levarmos conhecimento e orientarmos estes pacientes para que eles iniciarem logo o tratamento e tenham maiores chances de se manterem em abstinência”, conclui.

O Dr. Gentil Araújo de Almeida Neto é médico atuante na psiquiatria do Plansul, Membro da Associação psiquiátrica da Bahia e Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.