Feira das NaçõesPromover diversidade cultural, paz entre os povos, e, ao mesmo tempo, ofertar ações de cidadania à população, são os objetivos centrais da Feira das Nações, ação promovida pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. O evento tem início nesta sexta-feira (21), às 9h, nos espaços do Centro de Convenções de Ilhéus.   Ministração da Palavra, testemunhos, louvor e adoração acontecem até às 22h do sábado (22).

O evento, aberto a todos os públicos, promete agradar os mais variados gostos musicais com o grupo Frutos da Adoração, Beth Shalom e a Banda Manancial.

Estandes de comidas típicas das nações, roupas e artesanato, integram a composição do ambiente. Os participantes poderão conhecer as realidades do campo missionário e saber um pouco mais sobre o avanço do cristianismo no mundo.

O tema da Feira é “Jesus, Salvação e Paz para as Nações”. São aguardadas pelo menos 10 mil pessoas durante os dias, com a participação de caravanas e delegações de 36 países. Desfile de carros alegóricos, apresentações teatrais e brinquedoteca integram o leque de atrações.

O Pastor presidente das igrejas Assembleias de Deus, ligadas à Convenção Geral no Brasil, Israel Ferreira, acredita que a Feira será um canal de conhecimento sobre as realidades enfrentadas pelos povos menos alcançados. “Nossa igreja, por exemplo, desenvolve um trabalho missionário em Moçambique e Paraguai. Já na Índia, trabalhamos em comunidades. No País, acolhemos as adolescentes que foram abusadas e deixadas nas ruas”, relata.

A necessidade de atuar no campo missionário impulsionou a igreja a enviar um filho de Ilhéus à região da Guiné-Bissau, na costa atlântica ocidental da África. “Esse rapaz desenvolve um projeto de alfabetização incrível em uma grande tribo local. Junto com uma equipe especialista em linguística, ele criou um alfabeto próprio, com o qual já conseguiu traduzir parte da Bíblia para aquela comunidade”, concluiu o Pastor Israel.

Outra autoridade no segmento que estará presente na Feira das Nações em Ilhéus é o Pastor Itamar Fernandes, líder da Missão África Pieia, uma organização interdenominacional que atua há 22 anos nos países africanos. Com a ajuda de pessoas e igrejas parceiras, Itamar e sua família desenvolve o plantio de igrejas e bases na Cidade de Beira e em muitas aldeias de Moçambique.

Segundo as organizadoras Rita Smith e Kátia Ribeiro, a arrecadação do evento se destina para o investimento na obra missionária mantida pela igreja em outros países, e complementam. “Será uma celebração da cultura, quando receberemos alunos das escolas municipais, que farão um tour missionário, aprenderão sobre outras culturas, descobrirão novos horizontes e farão uma nova leitura de se pensar o mundo onde vivem”.

Cuidado com a saúde – A organização do evento reservou um espaço que será dedicado aos cuidados com a saúde do corpo, com atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que durante os dias ofertará serviços gratuitos com atendimentos médicos em Clínica Geral, de enfermagem, aferição da pressão arterial, medição de glicemia, marcação de exames na hora, vacinação entre outros.

A programação da maior feira missionária do Sul da Bahia é inclusiva e terá acompanhamento de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult), Secretaria Municipal de Comunicação, Igreja Batista Missionária de Ilhéus (IBMI) e as igrejas coirmãs de campo das Assembleias de Deus da região apoiam a realização do evento.