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Sarah Maria Anjos, foi destaque no Programa Futura Profissão: O Novo Mundo do Trabalho da TV Futura, apresentado por Lina Paz, mostrando o projeto da Iniciação Científica (IC) de Biologia da Escola SESI Adonias Filho,  falando sobre como melhorar a qualidade da água que usa a planta moringa oleífera.

sesi 4A Orientadora do IC de Biologia Susy Ferraz destacou ainda “aqui em Ilhéus tem um vasto ecossistema principalmente banhado em águas e tem o Rio Cachoeira que é um rio poluído, e tem em seu entorno muitas comunidades ribeirinhas que usam essa água como meio de consumo e sobrevivência, os alunos escolheram esse estudo de caso, já que perceberam em algumas pesquisas que não chega a água tratada para todos. Eles buscaram um meio para ajudar as comunidades a utilizarem essa água sem nenhuma preocupação. ”

O programa exibido fala como os alunos do SESI e SENAI estão se preparando para enfrentar o mercado de trabalho e as suas descobertas enquanto alunos das instituições. No programa a aluna do SESI Sul Sarah Anjos apresentou o projeto, e como ele foi desenvolvido. Outros alunos da Escola da Unidade Sul também puderam compartilhar como suas experiências foram únicas e o quanto puderam se desenvolver durante o ensino médio através da metodologia da escola.

sesi (2)A Iniciação Científica de Biologia do SESI Sul tem como linha de pesquisa a atividade biológica de plantas medicinais. A Moringa por exemplo, conhecida como árvore da vida, tem diversas propriedades medicinais, dentre elas, um grande potencial de coagulação que ajuda a melhorar um dos aspectos da água, que ajuda a melhorar a qualidade física da água, essa planta também tem grande potencial antibacteriano com o poder de inibir bactérias. Através desses diversos potenciais que apresenta foi escolhida como objeto de estudo.

Sarah Anjos, defendeu o quanto a Escola SESI foi importante para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, “foram 3 anos de aprendizado, e de oportunidades que estavam distantes da minha realidade, mas viraram experiências possíveis. Além do conhecimento em sala de aula, aprendi a trabalhar em equipe, conheci a plataforma Lego com a robótica, descobri mais sobre o que é uma pesquisa científica e como tornar real uma ideia que pode transformar o meio em que vivo, soube ouvir os alunos e representá-los através do grêmio estudantil. E por fim, e o mais importante de tudo entendi a importância de compartilhar o que vivi, contribuindo para a disseminação do conhecimento”.
Segue abaixo o link para acessar uma matéria completa: http://www.futuraplay.org/video/graduacao-tecnologica-em-polimeros-e-iniciacao-cientifica-em-biologia/