Basia Piechocinska

basia pier 6 (foto Ana Lee)Inicialmente, quando pensamos no conceito da motivação parece uma coisa boa. É uma forma de “motivar”, trazer a energia da iniciativa, fazer com que vamos realizar alguma coisa com fim positivo. Podemos ter motivação para alcançar um objetivo, fazer exercício para perder peso, mandar curriculums para conseguir um trabalho, visitar os avôs para que se sintam menos sozinhos. Parece que não tem erro. Mas tem um lado sutilmente escuro.

A motivação sempre está baseada num sentido de falta ou mau estar. Ela surge porque sentimos tem alguma coisa que não gostamos e queremos mudar. No fundo tem alguma necessidade não atendida ou algum medo. “Se eu não perder peso o médico fala que vou ter problemas de coração e vou morrer jovem. Agora sim estou motivada para fazer exercício, para salvar minha vida.” A motivação está ligada com o apego ao resultado que queremos obter.

motivação (2)Muitas vezes ela pode trazer a energia para superar as dificuldades. A pessoa pode não gostar de correr mas se convencendo que é importante luta, sofre, mas perservera. Pode ter um resultado positivo. O lado escuro da motivação é que, a pesar dela poder trazer um resultado positivo, ela mantêm a pessoa presa no padrão de estar sofrendo, estar com necessidade, estar com medo e precisar fazer alguma coisa para sair. Este padrão gera um forte apego aos resultados. Se o resultado desejável não acontecer surge um medo.

Existe alguma alternativa a este padrão baseado em falta e medo? Por sorte a resposta é que sim, existe. Chama-se inspiração. A inspiração não está apegada aos resultados. Ela não surge do medo. Ela surge do foco nas coisas lindas. Envolvida pela música a pessoa pode sentira a inspiração para dançar. Não tem nenhuma necessidade, nem medo da alternativa. O que surge é um desejo puro semelhante ao amor, conexão, alegria e flow  (fluxo)

Se a motivação é a força repelente do ruim, a inspiração é a força atrativa ao bem.

Quando a inspiração atua o processo de ação que gera costuma ter a mesma característica do que é desejado e naturalmente aparece uma sensação do estado de flow. No casa da motivação o processo de ação pode ter uma caracteística bem diferente do que é desejado. Se o desejável for o dinheiro para sobreviver o trabalho não necessariamente vai trazer uma sensação de alegria, criação, liberdade, satisfação.

motivação (1)Então na inspiração encontra-se uma sensação de flow que começa com um estado inspirado de alegria, move-se pela alegria, e termina trazendo mais alegria. A motivação normalmente começa com uma sensação de falta ou medo, continua por uma experiência que pode involver luta ou sofrimento, para possivelmente chegar a um sentimento de alívio ou até momentos de felicidade, alcançando a meta.

Além de manter-nos no padrão de sofrimento e apego, a motivação não é a melhor forma de conseguir os melhores resultados. Imagine se em vez de visitar os avôs por sentido de culpa você iria todo cheio de inspiração e conseguiria compartilhar esta energia com eles. Ou, se em vez de ir a uma entrevista de trabalho sabendo que você precisa dele mesmo você chegaria com a visão clara de como isso seria o melhor para você e o empregador, compartilhando sua genuína paixão pelo trabalho. Os resultados das coisas que fazemos por amor, paixão e inspiração costumam superar os que fazemos por dever, e acabam contagiando os outros com energia positiva.

Na próxima coluna vamos mergulhar nas formas de fazer a inspiração brotar e crescer. Vamos estudar como ficar cultivadores de inspirações.