paaAgricultores familiares itabuneses estão celebrandoo restabelecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)no município, graças a iniciativa da Prefeitura de Itabuna que, por meio de um esforço conjunto do prefeito Fernando Gomes e do deputado federal Raimundo Costa, conseguiu junto ao Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, a liberação de recursos da ordem de R$ 200 mil para a execução da primeira etapa do PAA neste ano de 2020. O restabelecimento do Programa foi anunciado durante solenidade realizada na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi)

Inicialmente, serão beneficiados 67 famílias ligados a 13 associações de agricultores familiares do município de Itabuna. A partir desta segunda-feira (20) a Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica começa o processo da compra direta dos produtos que, posteriormente, serão entregues às 13 entidades assistenciais itabuneses: Associação Grapiúna dos Paraplégicos (AGP), Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Núcleo Cuidar, Legião da Boa Vontade (LBV), Lar Fabiano de Cristo, Fundação Dr. Baldoíno Azevedo, Fundação Creche Irmã Margarida, Abrigo São Francisco de Assis, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Casa de Acolhimento das Mulheres de Itabuna, Fundação Marimbeta, Albergue Bezerra de Menezes e a Casa de Acolhimento da Criança e do Adolescente.

Ao anunciar o retorno do PAA, o prefeito Fernando Gomes agradeceu o apoio do deputado Raimundo Costa, presente na solenidade, e enfatizou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico do País. Ele lembrou que em seu segundo mandato como prefeito de Itabuna implantou a Roça do Povo numa área 400 hectares, como uma das primeiras iniciativas de reforma agrária desenvolvimento no Brasil. “Os agricultores tem um papel fundamental no processo de sustentabilidade econômica da nação. Por meio da produção agrícola e que chega o alimento na mesa de todos. Portanto, merecem nosso respeito e incentivo para continuarem fazendo a terra produzir”, argumentou.

Fernando Gomes destacou ainda que para além das iniciativas focadas no desenvolvimento econômico com a geração de emprego e renda, o governo municipal tem investido também em áreas essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população itabuneses, a exemplo da implantação do saneamento básico e pavimentação asfáltica de bairros como o Jorge Amado, Rua de Palha, Nova Itabuna e Lomanto Júnior. O prefeito disse também que outra prioridade de sua administração é a melhoria dos serviços de saúde prestados à população. Ele lembrou da contratação de novos profissionais médicos que permitirá a ampliação do horário de atendimento em diversas unidades.

Por sua vez, o deputado federal Raimundo Costa assegurou ao prefeito Fernando Gomes e aos agricultores familiares presentes na solenidade o apoio necessário para a ampliação do PAA numa segunda etapa. “Temos consciência do quanto é importante a manutenção das famílias no campo, porém, sabemos que para o desenvolvimento da Agriculta Familiar o PAA é um importante instrumento de incentivo. Neste sentido, estaremos sempre prontos apoiar e lutar pela ampliação do programa’, assegurou o deputado.

O secretário municipal de Sustentabilidade Econômica, Jorge Vasconcelos disse que restabelecimento do PAA no município de Itabuna é uma grande vitória para as famílias da agricultura familiar, bem como para o governo municipal que, em administrações passadas do prefeito Fernando Gomes já foi referência para diversos municípios brasileiros. “Iremos trabalhar para a ampliação do programa e, consequente, mais famílias serão beneficiadas”, afirmou o secretário. A solenidade reuniu ainda diversos secretários, diretores e assessores  municipais, além de agricultores familiares de todas as associações ligadas ao setor.