Bagnoregio

vicio 2

A comunidade médica internacional decidiu que, se você passa muito tempo em frente a videogames, pode sofrer de um problema de saúde mental: considerando videogame uma doença digital, distúrbio comportamental. O hábito de jogar obsessivamente na rede com outra pessoa, negligenciando outras atividades básicas, fez com a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluísse os games na revisão de seu CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Se você joga muito xadrez, cartas ou um jogo de tabuleiro, não se preocupe, tudo bem: de acordo com a OMS. Mas para falar de patologia, tem que se jogar muito durante um ano ou mais… e essa atividade ter consequências negativas para sua vida social, familiar ou profissional.

vicio 4A OMS inseriu distúrbios de videogame na mesma categoria de dependência de drogas como vício patológico. Mas em vez de uma substância, na base dessa dependência, haveria um comportamento, uma atividade realizada pela pessoa. Quando a Organização Mundial da Saúde adotar o cid-11, em maio de 2019, o distúrbio do videogame entrará na classificação juntamente com outro distúrbio comportamental, a patologia ligada ao jogo.

Mas espere um minuto: será que as pessoas podem realmente desenvolver um vício em videogames como o que eles desenvolvem com as droga ? Talvez o verdadeiro problema não seja o jogo em si, mas o fato de que as pessoas são tão dispostas a assumir que os comportamentos negativos são o resultado de defeitos mentais individuais, ao invés de fatores sociais, políticos e econômicos mais complexo.

 

vicio 3Se a proposta da OMS passar, o distúrbio do videogame on-line se tornará uma patologia para ser tratada. Os códigos médicos do CID são utilizados para fins de seguro, e o tratamento de doenças e transtornos classificados sejam facilmente planejadas pelas políticas públicas.

A OMS está preocupada com as consequências negativas para a saúde das atividades de jogos, e não do jogo em si, mas e os computadores, smartphones e a Internet em geral? Propostas foram apresentadas para incluir a dependência da internet. Mesmo nesses casos permanece uma referência semelhante ao modelo ligado ao abuso de substâncias, bem como suspeita da legalidade dos conceitos de abstinência e tolerância.

vicio 1Se a OMS existisse há cem anos, talvez falasse sobre o vício do telefone, quando a sociedade adotou rapidamente a tecnologia, as pessoas ficam ansiosas. Pessoas temiam que os telefones mudassem o comportamento, por exemplo, reduzindo a escrita de cartas com papel e caneta, e eles estavam certos! A cultura mudou “. Mas, é evidente, isso não significa que as pessoas que se dedicam a essas atividades estejam necessariamente doentes.

Algumas pessoas podem realmente precisar de ajuda porque abusam de videogames, smartphones, pornografia, cirurgias plásticas e assim por diante, mesmo que tenham gatos demais. E mesmo as pessoas cujo comportamento não é tão extremo podem se arrepender do tempo que gastam com videogames e imaginando como chegaram a esse ponto.

O simples fato de que as pessoas se envolvam em uma atividade mais do que gostariam, não significa que elas sejam “dependentes”. Por muito tempo o vício se referia apenas a substâncias como drogas, álcool e tabaco. Mas com a proliferação da consciência e preocupação com os transtornos mentais, tanto os médicos quanto as pessoas em geral conectam cada vez mais o nome “dependência” a comportamentos compulsivos de todos os tipos.

Doenças ocultas reais, há aqueles que são céticos sobre este novo distúrbio, também temem que o uso não-saudável de videogames seja simplesmente um sintoma de condições mais sérias, como depressão, ansiedade ou transtornos do espectro do autismo. “Se essas pessoas têm doenças mentais reais, que necessidade há para criar uma nova?” E se o distúrbio estabelecido pelo CID aumenta a disseminação e a influência de ferramentas clínicas para o distúrbio de videogame, que efeito positivo pode reduzir a frequência de jogos de uma pessoa afetada por esse distúrbio se você não agir sobre a depressão? Há quem se pergunte se os videogames não podem, em alguns casos, aliviar a depressão.

A possibilidade de patologizar algum comportamento é tentadora. Transformar o comportamento em uma doença mental também permite que o indivíduo – ou um dos pais ou outra pessoa interessada – tenha alguma forma de controle sobre ele. Um diagnóstico aponta o que “está realmente acontecendo”, oferecendo uma resposta, assim como uma possível solução. Ter uma “dependência” nos smartphones ou os videogames também contém uma indicação de uma maneira de escapar das garras dessa atividade.

Mas nem todos os comportamentos sociais estão inteiramente sob o controle mental individual, e nem todas as pulsões são escolhas exclusivamente individuais distorcidas a ponto de se tornar obsessão patológica. Também não são atribuíveis apenas aos transtornos mentais subjacentes, que consideram as causas “reais” do uso excessivo de videogames.

Vejamos a opinião do youtuberes Mateus Six no seu canal: Outro Castelo.