sinal tve itabuna (2)

O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (9), no pátio da Prefeitura Municipal de Itabuna (313 km de Salvador), no Sul da Bahia, o sinal digital da TVE, sintonizado no canal 6.1. A iniciativa segue o projeto de expansão do sinal digital para o interior, disponibilizando acesso em alta definição a conteúdos diversificados de cultura, educação, esporte e informação, além de produções internacionais. O investimento da nova estação foi de R$ 208.899,55. A cerimônia contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, além de convidados e autoridades locais.

sinal tve itabuna (1)O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da disponibilização do sinal no município. “É um acordo do programa de governo do governador Rui Costa com toda a Bahia, pois nós queremos chegar aos 15 milhões de habitantes da Bahia vendo uma televisão de qualidade, que mostra as coisas da cultura e da educação, mas, acima de tudo, as coisas boas que acontecem na Bahia, além de noticiários e esporte. Outro ponto importante é mostrar a parceria que nós temos com a prefeitura municipal, com a câmara de vereadores e, neste caso aqui, com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além de outras instituições e, naturalmente, com os meios de comunicação daqui. E nós queremos fazer, na parceria com a universidade, cursos de formação de profissionais para que a gente possa ter, cada vez mais, gente com competência para poder nos ajudar a qualificar, ainda mais, as imagens e o conteúdo da programação da TVE”, destacou.

O diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, adiantou o que os itabunenses terão na grade de programação do canal. “Os moradores de Itabuna, a partir de hoje, vão se surpreender com a qualidade e a diversidade da programação da TVE. Estamos falando de conteúdo infantil, bem como para a juventude, adultos, terceira idade e para quem gosta de música, pois, hoje, a TVE é a emissora que mais transmite shows na Bahia e no Brasil. A TVE também é a emissora do futebol da Bahia, com seis campeonatos e 30 jogos por ano. É a única que tem uma programação educativa infantil, com conteúdos para os nossos jovens que estão se preparando para o ENEM (Exame Nacional do ensino Médio) e para quem quer acompanhar as festas populares da Bahia, pois, na próxima semana, faremos a cobertura da Lavagem do Bonfim, além de festas como o Carnaval e o Dois de Julho, entre outros eventos”.

A secretária de Educação de Itabuna, Nilmecy Gonçalves, falou da contribuição da emissora para a formação cidadã da população local. “A TVE é uma ferramenta fundamental para a Educação, tanto para professores como para os alunos. E a emissora, com a identidade cultural da Bahia e o sinal digital, é um marco para Itabuna. A emissora é um modelo de comunicação pública com programação para todos os públicos”, comentou. “A TVE oferece a oportunidade de levar a educação para além das salas de aula. A programação da TVE e um exemplo de televisão pública que valoriza todas as regiões do estado e o Sul da Bahia só tem a ganhar com o sinal digital”, destacou Alessandro Santana, pró-reitor de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz

Qualidade tecnológica – As novas estações estão atualizadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Esta é a oitava estação retransmissora inaugurada no interior da Bahia. A programação da TVE já pode ser sintonizada nas cidades de Feira Santana, Ipiaú, Ipirá, Guanambi, Juazeiro, Jequié e Ilhéus. O IRDEB é composto, além da TVE, pela rádio Educadora FM e faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

Agenda – Ainda no município, o secretário Jerônimo Rodrigues participou de uma reunião com o prefeito Fernando Gomes, a secretaria de Educação de Itabuna, Nilmecy Gonçalves e a diretoria do Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE), Josefina Castro. No encontro, foi discutido o local onde será construída a nova escola da rede estadual em Itabuna, já anunciada pelo governador Rui Costa.