Entre os meses de janeiro e abril, oito municípios do litoral baiano serão palco do projeto Verão Costa a Costa – ação promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) com a proposta de incentivar a prática esportiva e fomentar a cultura e a economia solidária. O projeto tem início no próximo dia 18, no município de Alcobaça, onde fica até o dia 19 e segue para Porto Seguro (1º e 2 de fevereiro); Ilhéus (15 e 16 de fevereiro); Itacaré (7 e 8 de março); Maraú (21 e 22 de março); Valença (4 e 5 de abril); Lauro de Freitas (18 e 19 de abril) e Salvador (25 e 26 de abril).

vcc
Na programação atividades como a canoagem, futebol de areia, futevôlei, vôlei de praia e surf, além de esportes radicais e de aventura como a escalada, tirolesa, full pipe, giromaster e arvorismo. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem das atividades do projeto, que conta com o apoio da Bahiatursa e patrocínio da Coelba, por meio do Programa FazAtleta.
O projeto Verão Costa a Costa conta com o investimento de 1,6 milhão, feito pelo Governo do Estado. Durante o seu lançamento, realizado no mês de dezembro, o titular da Setre, Davidson Magalhães destacou o ineditismo da ação que levará, também, entretenimento para as comunidades. “O Verão Costa a Costa é uma iniciativa inédita criada para estimular a prática esportiva entre baianos e turistas e levar entretenimento para as comunidades. Além das atividades esportivas, cada etapa do evento contará com a realização de shows. O projeto será também uma vitrine para artesãos e empreendedores solidários que participarão de feiras a cada edição”, disse o secretário.


Já o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, reforçou que o Verão Costa a Costa é parte de um conjunto de ações na área de esporte lançado recentemente pelo Governo da Bahia. “É um pacote de entregas para que o esporte baiano tenha, em 2020, ainda mais êxito do que nos anos anteriores”.
O Verão Costa a Costa conta com a parceria da Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera), da União das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), da Federação das Associações de Futevôlei (Futevôlei Bahia), Federação Baiana de Beach Soccer, Federação Baiana de Surf (FBSurf) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE). Cada uma destas instituições estará promovendo torneios e competições, cujos calendários e locais serão informados nos próximos dias.