Foto Manu Dias_GOVBA (5)

Na manhã desta terça-feira (17), o governador Rui Costa inaugurou uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, no bairro de Jardim Armação, na Rua Pedro Silva Ribeiro, em Salvador, para reforçar o atendimento público de pessoas com transtornos mentais graves. A unidade, que contou com um investimento de mais de R$ 2,2 milhões entre obras e equipamentos, irá funcionar 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.

Foto Manu Dias_GOVBA (1)“Esta é a sétima unidade do Caps que entregamos no estado este ano. Essas entregas fazem parte de uma estratégia de parceria com os municípios para fortalecer a atenção básica de saúde. O Centro faz o acompanhamento sistemático das pessoas que têm algum distúrbio de origem mental. Em casos de crise aguda, o paciente poderá permanecer na unidade por alguns dias para observação e tratamento”, explicou o governador.

O CAPS, que é constituído por uma equipe multiprofissional, atua com uma ótica interdisciplinar e realiza, prioritariamente, atendimento a pessoas de todas as idades com transtornos graves e persistentes. O atendimento também inclui pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial, sendo substitutivo ao modelo asilar. As unidades são instaladas em cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

Foto Manu Dias_GOVBA (4)O secretário de Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, explicou que a unidade de saúde é uma importante ferramenta de tratamento dos males da mente. “Aqui serão oferecidos diversos serviços de saúde mental destinados a tratar doenças como a depressão e outros transtornos que precisam do acompanhamento de psicólogos e, caso haja necessidade de medicação, também de psiquiatras. Aqui os pacientes terão atendimento 24 horas, inclusive noturno”.

Ainda na oportunidade, Rui revelou ter unidades básicas de saúde (UBS) já prontas e em construção para serem entregues no próximo ano em Salvador. “Teremos entregas desse tipo de unidade na comunidade de Bate Facho, no Imbuí; em Cajazeiras; San Martin; IAP; Pirajá, entre outros lugares”. (Fotos: Manu Dias/GOVBA)