Audiência na Câmara de Ilhéus FOTO GABRIEL DE OLIVEIRA (1)O segundo debate sobre a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, na Câmara Municipal de Vereadores de Ilhéus, reuniu representantes do Poder Legislativo do município e das cidades de Uruçuca e Buerarema, além da sociedade civil organizada. O secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, apresentou o estudo de sua autoria, que prevê a composição de 13 municípios da região.

Luciano destacou que trata-se de um momento muito oportuno para o empoderamento da região, do ponto de vista econômico e social, com o objetivo de unir forças. “Uma Região Metropolitana que tem o complexo com Porto Sul, Hospital Regional da Costa do Cacau, as universidades e os institutos federais, além de outros equipamentos importantes que já estão funcionando a exemplo dos consórcios multifinalitários e a policlínica de saúde”.

Ao mesmo tempo, Veiga citou que a região possui também muitos problemas comuns, como a questão dos resíduos sólidos, do saneamento básico, que precisam ser tratados de forma articulada e integrada. “Não tem como os municípios resolverem de forma isolada, principalmente os municípios pequenos, com população igual ou menor do que 100 mil habitantes”.

O presidente da Câmara de Itabuna, Ricardo Xavier destacou que a criação da Região Metropolitana representa o resgate da alto-estima regional. Segundo ele é o início da discussão que vai estender com a participação de mais entidades e desprovida de vaidades. “Nós queremos estabelecer o sentimento regional onde todas as cidades, os políticos, empresários e sociedade civil possam se sentir a vontade para atingir o objetivo”.

A proposta da RM ganhou a adesão de entidades como a Associação das Câmaras do Sul da Bahia (Acsulba), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, Câmara de Vereadores de Itabuna, de Ilhéus, de Uruçuca e de Buerarema, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- secção Itabuna), Sindicato dos Bancários de Ilhéus e representantes de partidos políticos.

Cacau

Ainda foi ponto alto do debate, a necessidade de inserir a discussão sobre a cadeia produtiva do cacau. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, o cacau precisa fazer parte do contexto da RM. “Ao vivenciar a realidade do cacau verifiquei que não podemos pensar na Região Metropolitana sem a discussão sobre o cacau”.

Ainda segundo o representante do sindicato, a proposta de RM é um grande poder de investimento e precisa da participação de todos os políticos (prefeitos, deputados, vereadores). “É um instrumento viável e capaz de canalizar forças para resolver os nossos problemas. A região precisa resgatar a identidade com a atuação dos políticos”.

A Terceira rodada da discussão vai acontecer no município de Buerarema, em uma data que ainda será definida e divulgada. Após os debates sobre o assunto, a ideia é recorrer a Assembleia Legislativa do Estado para apresentar uma proposta construída em conjunto. Além disso, será formada uma carta de adesão e todas as entidades que assinarem vão fazer parte da comissão de estudos.