ceep choco (2)

O Centro Estadual de Educação  Profissional do Chocolate (Ceep) Nelson Schaun, em Ilhéus, está discutindo a implantação de um  novo curso de Agroindústria, com foco no cacau e  e chocolate. Essa semana, a tema foi discutido num encontro com representantes da Secretaria da Educação, Universidade Federal do Sul da Bahia e do Banco Itaú, que poderá dar suporte ao pceep choco (1)rojeto.

O  Ceep Nelson Schaun, possui uma fábrica-escola do chocolate,   implantada pelo Governo do Estado, com cerca de 200 alunos. A produção inclui chocolates premium, com 70%, 61% 56% e 45% de cacau, além de bombons recheados, como brigadeiro branco com geleia de maracujá, brigadeiro com nibs e doce de leite com nibs.

O diretor do Ceep do Chocolate, Julierme Barros Couto, destaca que “a fábrica-escola oportuniza aos alunos a aprendizagem na produção de todo o processo de produção, da amêndoa ao chocolate. Os alunos são preparados não apenas para o mercado de trabalho, mas também para o empreendedorismo, incentivados a montar o próprio negócio”. Para ele, o curso Agroindústria, com foco no cacau e   chocolate, vai ampliar os conhecimentos e criar novas oportunidades num setor em expansão e com grande demanda de novos consumidores”.

O curso deve ser implantando em 2020, através de uma parceria com a Biofábrica de Cacau, localizada em Ilhéus, primeira unidade no mundo destinada à produção em escala industrial de clones de cacaueiros, e um importante instrumento do Governo da Bahia para que os produtores do Sul da Bahia melhorem a qualidade e a produtividade do cacau, através da distribuição de mudas selecionadas pela Ceplac.