hanna thame fisioterapia animal
coronavirus 155 livros do thame

Óleo no Óleo quero ver o que você diz

oleo iosEulina Lavigne

 

eulina lavigneEsta semana uma dor profunda invadiu o meu corpo juntamente com uma falta de ar. A cada notícia que lia a respeito da chegada do óleo nas praias do Nordeste, e  da mobilização de amigos e conhecidos, principalmente na região Sul da Bahia, um suspiro, um choro e uma tristeza tenta tomar conta de mim. Quem me conhece sabe que é apenas uma tentativa. Assim que me recuperar estarei à postos.

Durante as minhas caminhadas na floresta converso com Deus, pois acredito que existe Algo Maior, uma energia que nos ampara e nos acolhe e que precisamos confiar e entregar diariamente. Estou aprendendo a fazer isto.

E pergunto a ele, qual a função disso, pois a lamentação não resolve esta séria questão. Para quê precisamos de mais isso, visto que o nordestino é um povo cheio de desafios em sua lida, corajoso e resiliente? Apesar de recebermos críticas e ironias com brincadeiras de pouco, para não dizer nenhum, respeito denominando-nos de preguiçosos, isto é algo que a mim não afeta pois construímos uma grande cidade chamada São Paulo. Uma cidade que tem uma identidade que se chama Brasil, diante da sua diversidade de origens que lá se encontram.

Para quê? Fico muito preocupada com o risco da contaminação da nossa água se esse óleo chegar aos rios. Como será? O que pode acontecer?

Quantas pescadores e marisqueiras estão angustiados e preocupados com a sua sobrevivência? Quantas famílias estão sendo impactadas diretamente neste momento? É muito sofrimento e desfio.

A nossa fauna e flora marinha sendo devastada com total desrespeito e descaso. Penso que a nossa grande Mãe deve estar muito assustada com este bicho chamado Homem.

Ouço muitas histórias de que foi  a resposta que recebemos por não ter apoiado o atual governo. Não quero julgar e nem entrar nesta questão, pois se isto for verdade sabemos que a mentira não se sustenta e que recebemos aquilo que damos, portanto esse julgamento não me pertence pois não sou juiz de ninguém.

E, volto a perguntar a  Algo Maior se vamos nos alimentar de luz como alguns já preconizam. Será  agora ou nunca mais  precisamos perceber que só vamos juntos e que isoladamente ficará impossível lidar com os nossos desafios, cada vez mais, eminentes?

Será que as nossas células serão convidadas a serem cada vez mais resilientes e vamos perceber que o nosso poder de auto-cura existe? Pois, para lidar com tamanha desestruturação do nosso ecossistema que irá se manifestar por meio de diversas doenças, diante de um sistema de saúde caótico, seremos nós que precisaremos dar conta de nós mesmos.

Ainda não ouço respostas claras e quero confiar de que apesar de óleo nos óleo, algo me diz de que em vinte minutos tudo pode mudar. Só não sei ainda, o que será.

Algo me diz que vamos ressignificar muitas coisas, vamos ver com novos olhos. Algo me diz que vamos nos unir e fazer uma voz uníssona reverberar mundo afora de que o nordestino é “bicho bom”, que vai em frente, que dá respostas, que não deixa as coisas ficarem do jeito que estão. Nós vamos à luta e sigo com Gonzaguinha que diz:

Eu acredito é na rapaziada,  que segue em frente e segura o rojão. Eu ponho fé é na fé da moçada,  que não foge da fera e enfrenta o leão.
Eu vou à luta com essa juventude,  que não corre da raia a troco de nada. Eu vou no bloco dessa mocidade, que não tá na saudade e constrói
a manhã desejada!

Aquele que sabe que é negro o coro da gente, e segura a batida da vida o ano inteiro. Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro e apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro.
Aquele que sai da batalha, entra no botequim, pede uma cerva gelada e agita na mesa logo uma batucada.
Aquele que manda o pagode e sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira, pois o resto é besteira!

E nós estamos pelaí…

E agora olho no olho e quero ver o que você diz!

 

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2019
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930