tartaruga vive

Com mais de 10 toneladas de óleo retiradas de seu litoral desde a última sexta-feira, a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, que se notabilizou pela rapidez das ações de limpeza que devolveram a normalidade a suas praias, ganhou notoriedade também em função da imagem de uma tartaruga oleada resgatada pelo grupo GAP durante a última madrugada. A tartaruga é uma das muitas que chegam a praia da avenida Soares Lopes, no centro de Ilhéus, para desovar após copular no oceano.

tarfaNormalmente exaustas ao chegar as praias ilheenses, as tartarugas tem corrido enorme risco de chegarem as areias atingidas pelo óleo. Oleadas ainda no mar, correm o risco de, tendo suas vias respiratórias comprometidas, vir a óbito. A tartaruga que se tornou símbolo da tragédia ambiental ao ser resgatada pelo GAP foi salva após intervenção de veterinários da Universidade Estadual de Santa Cruz, que desobstruiram suas vias respiratórias, a limparam e enviaram ao posto de atendimento da praia de Saquaíra, em Maraú.

Após sobreviver, a tartaruga que emocionou o Brasil ao simbolizar a tragédia ambiental e lutar pela vida, agora representa símbolo da esperança da população em dias melhores.(Blog do Chico Andrade)