PHOTO-2019-10-25-16-06-10

A moradia é um dos pilares fundamentais para a permanência do homem e da mulher no campo, com dignidade, produção e qualidade de vida. Nesse contexto, Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou, nesta sexta-feira (25), 43 unidades habitacionais a moradores de comunidades rurais do município de Barra do Choça, em evento realizado na Fazenda Babedouro.

PHOTO-2019-10-25-16-06-15Edsônia Gomes, uma das beneficiárias do projeto de habitação rural, contou que já teve uma casa própria, mas por motivo de saúde precisou se desfazer do imóvel e utilizou o dinheiro da vendaR$10 mil para custear o tratamento que precisava à época: “Tive que vender para poder pagar os medicamentos quando estava doente. Hoje estou muito feliz, estou realizando meu sonho de ter minha casa própria. Eu, juntamente com meus filhos, porque o que a gente constrói é para a família”.

A ação tem o investimento de mais de R$1,7 milhão. A construção das unidades habitacionais, que integra o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), foi realizada via convênios firmados com a Associação de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Apasba) e com a Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (Coopehabitar). As casas possuem dois quartos, sala-cozinha, banheiro e varanda, com metragem total de 44,78m², área útil de 39,54 m². Além disso, possuem solução de água e energia elétrica.

Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, pontuou que “A Bahia concentra a maior população rural do Brasil. Com as habitações rurais, buscamos contribuir com a dignidade da vida humana e estimular a permanência do homem no campo para que vivam confortavelmente onde nasceram, cresceram e possam ter um ambiente para produzir e trabalhar mais. Esse tem sido o grande objetivo desse programa”.

De acordo com Guilherme Rodrigues, coordenador de Habitação Rural da CAR/SDR, nos últimos cinco anos “já estamos ultrapassando a marca de 1500 unidades habitacionais entregues e estamos trabalhando para chegar até ano que vem com a marca de 2600 unidades”, informou.

CDA

Camilla Batista, Coordenadora de Desenvolvimento Agrário (CDA), órgão vinculado à SDR, destacou que a Comunidade Bebedouro é a primeira do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) a ser contemplada pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no estado da Bahia.

Batista explicou que PNCF reúne as ações e programas de reordenação fundiária de que trata a Lei Complementar nº 93, de 1998, que, por intermédio de instrumentos de crédito rural, visam ampliar a redistribuição de terras, consolidar regimes de propriedade e uso em bases familiares. Na Bahia, a responsabilidade de execução do PNCF é da CDA/SDR.

“Conseguimos concluir uma parceria de politica pública integrada para garantir a conquista das casas. Isso é importante porque é um pontapé para o processo nas demais áreas que já têm liquidação e compra da terra, para a gente repensar esse projeto pioneiro aqui e em outras áreas”, afirmou a coordenadora da CDA.

A entrega das casas contou com a participação de representantes da prefeitura municipal de Barra do Choça, colaboradores do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Sudoeste Baiano, membros do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), vereadores, deputados, agricultores familiares ligados a sindicatos, cooperativas e associações.