hanna thame fisioterapia animal
camara itabuna prefeitura itabuna coronavirus 155 bom petiscos livros do thame

shopping jequitiba

Ilhéus recebe maior edição da Feira Cidadã em 2019 com oferta de 20 mil procedimentos

fc 5

A maior edição da Feira Cidadã em 2019 chegou a Ilhéus, na região sul, nesta quinta-feira (24), e segue até o próximo domingo (27). A iniciativa realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição presidida pela primeira-dama Aline Peixoto, deve realizar cerca de 20 mil atendimentos para os mais diversos tipos de exames e procedimentos. A estrutura da Feira foi montada no Centro de Convenções da cidade.

fc 3O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, lembra que para conseguir a ficha de atendimento a população deve levar o cartão do SUS, comprovante de residência e RG. “São cerca de 20 mil fichas que serão distribuídas entre hoje e amanhã. Nós iremos agendar os atendimentos que seguem até domingo. A intenção é realmente facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e cidadania, e com isso desafogar a demanda, que é muito grande dos municípios que recebem essa ação”.

Em Ilhéus, os procedimentos mais procurados são odontologia, ultrassonografia, mamografia e oftalmologia. A dona de casa Maria Vitória conseguiu realizar o exame oftalmológico e foi encaminhada para cirurgia de catarata no Hospital Regional da Costa do Cacau. “Eu estou com minha visão muito curta e vinha sentindo um incômodo. Hoje consegui fazer esse exame de graça e para a gente que não consegue pagar em clínica particular é muito importante”, pontuou.

fc 2

Os pacientes que tiveram o diagnóstico de catarata confirmado serão encaminhados para a cirurgia no Hospital Regional da Costa do Cacau. Os procedimentos começarão no sábado (26) e seguirão até terça-feira (29). Ainda durante a Feira, as pessoas que precisarem realizar cirurgias eletivas, a exemplo de hérnias e vesícula, serão encaminhadas para o mesmo hospital, a partir do dia 27 de novembro.

fc 1Esta é 29ª edição da Feira Cidadã. Até o momento, a iniciativa já atendeu 300 mil baianos. Ainda segundo Edvaldo Gomes, a expectativa é de que 450 mil pessoas sejam atendidas até o final do ano em mais sete edições do projeto. As próximas cidades a sediarem a Feira Cidadã são Juazeiro, Cocos, Santa Maria da Vitória, Jequié, Lapão e Ourolândia.

Na Feira são oferecidos exames odontológicos, de imagem, como raio-x, ultrassonografia, oftalmológicos, eletrocardiograma, entre outros. Uma unidade móvel do SAC também oferece serviços de emissão de identidade, CPF e antecedentes criminais. Serão emitidas 250 identidades por dia, até domingo, de forma gratuita. Para o atendimento, é necessário levar duas fotos 3×4.

fc 4

O prefeito de Ilhéus, Marão, esteve na feira e agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Essa é uma ação que atende uma demanda reprimida da população de ilhéus e cidades circunvizinhas. A gente fica grato e com o sentimento de dever cumprido que só é possível por esse trabalho que é feito com muita seriedade e cuidado pelo Governo do Estado”. (Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA)

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
outubro 2019
D S T Q Q S S
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031