1a rodada interbairros 3

A primeira rodada do Campeonato Interbairros de Itabuna registrou 19 gols em 7 jogos, com uma média.  Além da goleada da Mangabinha que aplicou 3 x 0 na seleção do Banco Raso, na abertura do campeonato, no domingo (6), os destaques ficaram para a equipe da Vila Anália que goleou por 4 x 1 o Novo São Caetano, enquanto no Pedro Jerônimo, a equipe local venceu com facilidade por 4 x 0 ao time do Zizo.

1a rodada interbairros 2

Para o presidente da FIC, Daniel Leão, a realização do campeonato é um marco para a FICC e “um momento de felicidade para todos nós, que conseguimos graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado promover um dos maiores eventos esportivos do futebol amador no interior baiano”. Ele destaca a competição como fator de integração de comunidades dos diversos bairros através do esporte e estimulando ao mesmo tempo a geração de emprego e renda, beneficiando aos comerciantes dos bairros e aos vendedores ambulantes.

Ao observar que a primeira rodada transcorreu sem incidentes, o diretor de Esportes da FICC, Ewerton Bomfim Souza considerou muito bom o nível das equipes, algumas delas evidenciando um alto padrão, aparecendo como destaques a Mangabinha, que foi campeã do último interbairros e que venceu com facilidade ao Banco Raso. Também os times do Pedro Jerônimo e Vila Anália, que golearam na rodada de abertura, despontam como sérios candidatos ao título da competição e com alto rendimento. A surpresa da rodada ficou por conta do Vale do Sol que venceu com facilidade ao Daniel Gomes, por 3 x 1.

Para o prefeito Fernando Gomes, o Interbairros é uma das maiores competições esportivas do país pois envolve 50 equipes, com  disputas semanais nos diversos bairros. Ele salientou o que a parceria também envolve o 15º Batalhão da Polícia Militar e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Sestran), que cuidam da segurança dos árbitros, atletas e torcedores, num evento que tem como foco a integração das comunidades, a revelação de novos valores para o esporte e ainda o incentivo à geração de emprego e renda.

Referencial

Ao considerar que o Campeonato Interbairros em Itabuna serviu de marco para outras competições similares em toda a Bahia, o secretário estadualldo Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davdison Magalhães, enfatizou o apoio a esta iniciativa esportiva num momento crítico da vida econômica do país, mantendo ao mesmo tempo as políticas públicas de valorização do esporte e da cidadania.

Ele também salientou a parceria com o governo municipal no sentido de investir na recuperação e requalificação da Vila Olímpica, que foi visitada recentemente pelo governador Rui Costa e para a realização de obras pontuais no Estádio Luís Viana Filho, o que vai permitir no próximo ano, que equipes itabunenses como o Itabuna Esporte Clube e o Grapiúna possam disputar a segunda divisão do Campeonato Baiano, acesso para o Baianão.