mutirão prefeitura de Itabuna

O prefeito Fernando Gomes recebeu, na tarde da última terça-feira (17) o Dr. Rafael Andrade, superintendente médico do Hospital de Olhos Beira Rio. O encontro marcou a apresentação do 15º. Mutirão do Diabetes que acontecerá no dia 23 de novembro em Itabuna.  A apresentação foi feita por meio de vídeo que mostrou trechos das edições anteriores, depoimentos  de grandes nomes da medicina brasileira que já participaram do evento e a proposta para este ano. O encontro teve ainda a presença do secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento e da superintendente administrativa do HOBR, Rose Cordeiro.

O idealizador do Mutirão do Diabetes revelou prefeito que o projeto se tornou um modelo para outros municípios e estados brasileiros, a exemplo de Blumenau (SC), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Belém (PA), Campo Grande (MS), e uma grande referência na prevenção e diagnóstico do Diabetes.

mutirão itabuna 1O prefeito destacou que já conhece de perto a campanha de combate ao diabetes e garantiu todo o apoio necessário para que o mutirão repita o sucesso dos anos anteriores. “É um projeto importante e grandioso por anteder todas as camadas das comunidades local e regional e que vem somar as ações do município no esforço de oferecer serviços essenciais gratuitos, especialmente na área de saúde, tendo como objetivo assegurar uma melhor qualidade de vida à comunidade, por isso o mutirão contará com todo o apoio do município”, reforçou.

O Dr. Rafael Andrade lembrou que o Mutirão Diabetes começou em  2004, através de uma experiência que deu certo. “De lá pra cá, houve a evolução para um Mutirão Multidisciplinar e posteriormente um grande movimento de solidariedade com a participação em massa de toda a sociedade civil organizada e demais segmentos sociais e populacionais”, informou o médico.

Ele conclui destacando que o mutirão hoje é considerado como a maior Campanha de Combate ao Diabetes do Brasil, destinada às pessoas diagnosticadas com o diabetes e na prevenção da doença por meio de exames e procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, do pé diabético e da pressão arterial, e nos casos graves,  tratamento da retina com laser.