CAIC Ilhéus realiza projeto Folclore - resgatando culturas. Clodoaldo Ribeiro-Secom. 4

O Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro promoveu  o projeto interdisciplinar “Folclore: resgatando culturas”. De acordo com a diretora pedagógica da unidade de ensino, Ana Paula dos Santos Silva Menezes, a ideia é promover, através de atividades lúdicas, a preservação das manifestações culturais do país. “Buscamos resgatar e explorar de maneira abrangente o folclore brasileiro, no que se refere ao ensino e à aprendizagem de costumes e crenças dentro da diversidade cultural”, explicou a diretora.

CAIC Ilhéus realiza projeto Folclore - resgatando culturas. Clodoaldo Ribeiro-Secom. 1

O projeto valoriza e vivencia o saber, por meio do convívio social, da linguagem oral e da imitação, resgatando as manifestações folclóricas. O CAIC possui 39 salas de aula e abrange da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Para as apresentações, as turmas foram divididas por regiões. Foram trabalhadas lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras antigas, trava-línguas, adivinhas, superstições, culinária, danças e músicas de cada região do Brasil.

O folclore é o conhecimento das tradições e manifestações culturais de um povo, suas implicações no tempo e espaço, refletidas nas práticas e vivências cotidianas. A culminância do projeto envolveu aproximadamente 400 crianças, além de professores, pais e a comunidade em geral. Ana Paula Menezes lembra que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizarão as atividades posteriormente.