Concurso literário (5)

A última terça-feira, 10 de setembro, teve uma noite mais que especial para três estudantes da rede municipal de ensino de Itabuna. Acompanhados por seus familiares, professoras e diretoras das suas escolas, os jovens finalistas do concurso literário Adelindo Kfoury Silveira, organizado pelo Rotary Club de Itabuna com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna e do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), receberam seus certificados e as respectivas premiações durante evento promovido pelo Rotary.

Os classificados no concurso de redação, que teve como tema “A preservação da água e o Rio Cachoeira”, se destacaram entre os mais de 340 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 10 instituições da cidade que submeteram seus textos à comissão avaliadora do projeto. Os autores das redações vencedoras foram Shawanna Elane Santos, do Instituto de Educação Aziz Maron (Imeam), que ficou na terceira colocação e recebeu um tablet, Gabriel Moreira Leite, aluno do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), que ganhou um notebook, ocupando a segunda colocação e a primeira colocada Hellen de Souza Silva, também do Imeam, que recebeu do gestor do CEBRAC, Jonatas Damasceno, uma bolsa integral em curso de livre escolha no Centro Educacional.

Para Hellen Silva, a conquista da primeira colocação foi o resultado de muito estímulo. “Me sinto privilegiada, pois sempre tive professores qualificados, diretores que me incentivaram muito e meus pais que nunca me deixaram desistir e sou muito grata por tudo isso”,  disse. Emocionado, o representante do CAIC Gabriel Leite se surpreendeu com o reconhecimento pelo seu talento. “Foi muito gratificante estar aqui essa noite com todos me parabenizando, fiquei feliz por ter recebido esse presente do Rotary”, agradeceu. A terceira colocada, Shawanna Santos, lembrou dos conselhos da professora em sala de aula, que a convenceram a participar. “Minha professora disse que só de participar já seria uma conquista. Que todos nós possamos ter essa consciência de sempre nos esforçar cada dia mais para chegar longe”, afirmou.

A premiação foi idealizada com o objetivo de estimular a leitura e produção literária entre o público jovem e aconteceu no mês de setembro que de acordo com o calendário rotário 2019-2020, é o mês que simboliza a educação básica e alfabetização. O rotariano Fernando Lopes, que fez parte da comissão organizadora do concurso literário, relembrou o processo de construção do projeto desde o início e agradeceu as parcerias firmadas.

A importância da ação coletiva e das iniciativas para promover educação de qualidade também foi reafirmada pela secretária municipal de Educação Nilmecy Gonçalves, que participou do projeto bem como da noite de encerramento. “Ninguém faz nada sozinho, esses trabalhos e projetos com parceiros como o Rotary são muito importantes e dão resultados de grande sucesso”, reconheceu.

O prêmio homenageia a memória do escritor e historiador itabunense Adelindo Kfoury Silveira, que também foi rotariano, como reconhecimento pela sua contribuição à educação e à cultura. Autor de 12 livros e de mais de mil crônicas e contos publicados em todo o Brasil e no exterior, Kfoury ocupou também a direção de rádios e jornais em Itabuna.
Vencedor de prêmios literários e brilhante historiador, escreveu “Itabuna, Minha Terra”, a obra mais completa sobre a história da cidade, que passou a ser, inclusive, inserida na grade curricular das escolas da cidade. Adelindo faleceu em 2012 de falência múltipla dos órgãos.