set verdeO “Setembro Verde” é o mês de incentivo a doação de órgãos e tecidos para transplante. Com isso, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, em parceria com instituições ligadas e engajadas a essa causa, realizará durante todo o mês, ações com o objetivo de chamar a atenção da população para o tema: “Seja super, seja um doador!”

O início da campanha será na próxima segunda-feira, 02/09 nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes para os públicos externo e interno com abordagens sobre o tema e distribuição de laços e panfletos, dando visibilidade ao Setembro Verde. A abertura estadual da campanha  Setembro Verde será na sexta-feira (06), na Praça Camacã, com reflexões para a comunidade sobre a importância de comunicar a família sobre o desejo de ser doador de órgãos. O Centro de Dança Luísa Sellmann, os alunos do CEEP e a Banda Big Xote serão parceiros dessa ação.

Para o Dia Mundial de Incentivo à Doação de Órgãos, celebrado dia 27/09, a Santa Casa, através da FUNCEPES, está organizando uma palestra com abordagem do tema: “Existe vida após o diagnóstico de morte encefálica?” com a médica neurologista clínica, Soraya Soares. De acordo com a enfermeira do CIHDOTT, Patricia Betyar, as ações são essenciais para sensibilizar a sociedade. “As negativas ainda estão aquém das doações, mas juntos podemos mudar este cenário. Por isso precisamos estimular no outro o desejo de ser um doador de vidas”, declara.

O encerramento da Campanha Setembro Verde será no dia 28 com a “Caminhada Cidadã”, em parceria com o SEST /SENAT.