UESC-Marcolino IconeO LEArning About/Encontro Nacionais de Estudantes de LEA (ENELEA) é realizado pelos alunos  do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas. O evento será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, no período de 2 a 5 de setembro.

O curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas conta com matérias de diversas áreas do conhecimento, incluindo Letras, Direito, Administração e Relações Internacionais. Essa diversidade garante a formação de um profissional multiperformático capaz de assessorar, coordenar e intermediar processos de negociações. Além de um amplo conhecimento de idiomas e culturas de outros países.

No Brasil quatro instituições públicas oferecem o curso: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa; o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), no Rio de Janeiro; a UnB, onde é denominado Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação; e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA), onde estará sendo realizado o LEArning About/ ENELEA 2019.

A professora/Dra Tatiany Pertel Sabaini Dalben, coordenadora do curso, lembra que o primeiro Encontro foi realizado na Uesc “fato que representa para nós uma grande responsabilidade, afinal, o evento estará voltando para onde surgiu, nos colocando na tarefa de fechar este ciclo e iniciar um novo”.

Ela explica que “neste ano chegamos à 5ª edição do LEArning About e 4ª edição do Encontro Nacional dos e das Estudantes de LEA. Este ano, é um período de sistematizar nossos acúmulos e identificar nossas lacunas. Em todos os nossos LEArnings e ENELEAs colocamos como papel principal do evento mostrar e celebrar as semelhanças e diferenças entre os quatro cursos no país, assim como nortear os participantes do evento sobre os possíveis rumos do profissional de LEA.”

“Seguindo essa “tradição”, este ano iremos explorar uma pergunta que tanto nos persegue: “porque LEA?”. Para nós, não há hesitação na resposta, nós somos o porquê. Durante cerca de 4 anos de graduação construímos juntos e individualmente, capacidades e diferenciais que só um leador tem nossa habilidade de adaptação, de improvisação, aprendizagem, mediação. E isso nos faz excelentes profissionais. Diferente de outros cursos, não temos um destino óbvio, ao contrário, mais parece ser um mistério. O que queremos em 2019 é mostrar que isso é o que nos faz únicos, nos apropriar das nossas particularidades e celebrar o fato de que nosso destino não é dado e só depende de nós,” frisa a professora.