gabriela livro

Daniela Loreto

 

Há alguns anos que a floresta amazônica deixou de ser o “pulmão do mundo”. Isso porque, de acordo com estudos, as algas marinhas são as propulsoras reais da renovação do ar no planeta. Mesmo perdendo um posto importante, ambientalistas, professores e cientistas deram outro “órgão” para a região: o coração, por deter o maior potencial entre as reservas naturais da atualidade. E o que adianta obter função tão importante, se muitos a desconhecem?

gabriela b É levando a chave do conhecimento e da cultura que a escritora e ilustradora Gabriela Brioschi apresenta em primeira mão, em Itabuna, no dia 17 de agosto, o livro infantojuvenil “Sustenta Mundo – Viagem Amazônica”.  Durante o lançamento, serão distribuídos folders do projeto com desenho para colorir e exemplares gratuitos do livro “Viagem Amazônica”.

O livro será lançado no dia 17, o CAIC em Itabuna e no dia 19 no Teatro Municipal de Ilhéus.

Reconhecida nacionalmente e internacionalmente por suas obras e exposições – como Meu Amigo Lama, Meditação para crianças e Feito Bicho! (Ed.Global)- a autora conduz os pequenos a uma verdadeira viagem pela Floresta Amazônica, junto com a  GabyGaby, personagem principal do livro, que realiza o seu sonho de visitar os tios em Manaus e conhecer a maior floresta tropical do planeta.

“Por meio do olhar da personagem, queremos estimular o leitor a refletir sobre assuntos que estejam ligados diretamente ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao turismo comunitário, podendo ser discutidos internamente dentro de uma sala de aula ou mesa de discussão entre alunos e professores”, justifica Gabriela.

 

O livro “SustentaMundo – Viagem Amazônica” (64 páginas) possui selo FSC – papel misto produzido a partir de fontes responsáveis – e pode ser baixado em 3 idiomas gratuitamente pelo site www.sustentamundo.net. O audiobook de todos os capítulos também está disponibilizado para que crianças ouçam a história.

 

É idealizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei do Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Via Quatro, BahiaGás e Governo do Estado da Bahia. Também tem o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS Amazonas) e das Secretarias da Educação de Ilhéus e Itabuna.

 

 

Itabuna

Serviço:

Local: CAIC – Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – Rua Caminho 06, s/n – Jardim Primavera

Data: 17 de agosto de 2019

Horário: 10h00 às 15h00

Confira a programação completa:

10h00: Recepção dos estudantes com distribuição de pipoca

10h30: Sessão de curtas com desenhos da GabyGaby

11h00: Entrega dos livros

14h00: Recepção dos professores com entrega de livros

14h30: Palestra com Gabriela Brioschi

15h00: Encerramento

 

 Ilhéus

Serviço:

Local: Teatro Municipal de Ilhéus – Rua Jorge Amado, 21 – Centro

Data: 19 de agosto de 2019

Horário: 09h30 às 16h00

 

Confira a programação completa:

09h30: Abertura do evento – Início de bate-papo com a escritora e atividades

10h00: Distribuição dos livros e autógrafos com a escritora

11h00: Encerramento da primeira parte do evento

14h00: Chegada das crianças para o segundo turno do bate-papo e atividades

15h00: Distribuição de livros e autógrafos

16h00: Encerramento do evento

 

 

 

Projeto SustentaMundo

 

São projetos culturais, educativos, multiplataforma que expressam valores e modos de ver o mundo contemporâneo por meio do olhar da personagem GabyGaby, abordando assuntos como mudanças, educação ambiental, educação emocional, necessidades cotidianas, alimentação e tecnologia.

 

A personagem GabyGaby “nasceu” em 2015, em São Paulo, e com o tempo viu seus projetos expandirem, como desenhos animados experimentais, gravação de canções infantis e projetos literários via Lei Rouanet, como o Viagem Amazônica.

 

O público alvo varia desde crianças de 4 a 12 anos até professores de  educação infantil, pais, educadores em meio ambiente e sustentabilidade, escolas e ONGs.

 

 

 

 

Sobre Gabriela Brioschi

 

Artista visual, arte educadora e arte terapeuta, Gabriela Brioschi é formada pela FAU e ECA (USP) , com vivência internacional nos EUA, Grécia, Alemanha e Portugal.

Autora reconhecida nacionalmente e mundialmente, contabiliza mais de 1 milhão de livros vendidos e 16 títulos publicados, que estão ligados à temas como  artes, educação ambiental, mitologia, meditação para crianças e educação emocional.

 

Sua conexão com o “Mundo Amazônico” existe há mais de 22 anos, quando esteve no Amazonas, pela primeira vez, como intérprete de lama Gangchen, líder religioso do Tibete.

 

Esta visita permitiu que a autora conhecesse,de forma mais aprofundada, as comunidades locais e líderes comunitários, entendendo realmente o que significava a Amazônia. Em 2003, percebendo a falta de informação que crianças tinham sobre nossa fauna e flora, lançou o livro infantil “Bichos do Brasil”, considerado um sucesso de crítica, por querer estreitar a relação afetiva, proteção e consciência ambiental das crianças por meio do conhecimento em forma de cultura, ilustração e audiovisual.