Prefeitura intensifica ações educativas para o controle da dengue. Foto Sesau.Sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre os perigos causados pelo mosquito Aedes Aegypti. Proposta das equipes da Coordenação de Combate às Endemias e de Educação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que reforçam as ações estratégicas para o controle do mosquito transmissor da dengue no município, promovendo visitas em imóveis notificados como positivos, de acordo com o terceiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa).

O último LIRAa, realizado no período de 5 a 9 de agosto, revelou um índice de proliferação superior a 8,5%. Diante disso, as atividades de campo se intensificaram nos bairros mais propensos à propagação.

Os agentes de combate às endemias participaram de uma capacitação para o manuseio de tabletes, dispositivos que auxiliarão na execução dos trabalhos de campo. A ação educativa aconteceu na Faculdade Madre Thaís, com a presença das equipes de Educação e Saúde, de Bloqueio de Casos Notificados e da Equipe de Monitoramento dos Pontos Estratégicos (MPE).

O titular da saúde no município, Geraldo Magela, explica que todas as equipes estão empenhadas nesta atividade de prevenção. Ele lembra que o apoio da população é primordial no sentido de evitar o surgimento de novos criadouros do mosquito transmissor da dengue. O coordenador de Endemias, Roberto Reis ressalta que os agentes realizarão atividades de combate e prevenção em todos os bairros e nas instituições de ensino.

Prevenção – A população precisa adotar medidas cautelares. Cobrir tanques e toneis; evitar acúmulo de garrafas diversas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos expostos a céu aberto e que podem acumular água parada. Paralelamente, as equipes de combate às endemias também realizam bloqueios de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica, conforme orientação e determinação da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Bahia e do Ministério da Saúde.