agri alba (3)

A Agricultura Familiar da Bahia foi homenageada, nesta quinta-feira (08), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em sessão especial que teve como o tema: Se o campo não planta, a cidade não janta. O encontro, proposto pela deputada estadual Fátima Nunes, teve por objetivo debater as conquistas da produção rural, refletir sobre os desafios para continuidade do desenvolvimento da agricultura familiar na Bahia, Estado que possui mais de 700 mil propriedades rurais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

agri alba (2)

Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da SDR, que participou da sessão representando o secretário da pasta, Josias Gomes, enfatizou a importância da celebração: “Nosso desejo é que as políticas públicas sejam complementares e não essenciais como são até hoje. A ideia é que nesses próximos três anos e meio a gente consiga consolidar a estratégia de fortalecimento do rural, da economia da Bahia, por meio de um segmento importantíssimo que representa mais de 3 milhões de habitantes no interior do estado”

agri alba (1)

Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), apresentou para plenária um balanço das ações do Governo do Estado, nos últimos quatro anos, quando foi investido mais de R$1,2 bilhão na agricultura familiar.

Dias ressaltou as ações dos projetos executados pela CAR: Bahia Produtiva e Pró- Semiárido, além de explicar as ações do Projeto de Mecanização Rural, de assistência técnica e extensão rural (Ater), acesso à terra e outras iniciativas que estão em curso pela continuidade do fomento da produção rural: “Este evento foi o coroamento de uma série que começou desde o dia 25 de julho e encerra-se uma programação extensa, que dá visibilidade à agricultura familiar na Bahia, um instrumento fabuloso de inclusão produtiva e de fortalecimento da economia dos pequenos municípios. Toda essa riqueza do rural baiano projeta a economia do estado para cima”.

*Agricultura que transforma*
De acordo com a deputada estadual Fátima Nunes, proponente da sessão, a iniciativa em promover este encontro teve como premissa “garantir a nossa visibilidade enquanto homem e mulher do campo, que produzem o pão que alimenta a nação, que alimenta o povo da Bahia. Reafirmando nossa posição de sempre que se o campo não planta, a cidade não janta”.

Entre os milhares de agricultores familiares espalhados pelo Estado, está Antônio de Souza, integrante da Cooperativa dos Apicultores do Sertão, que tem sede no município de Cícero Dantas. “Essa sessão é muito importante, fortalece as políticas públicas para que elas continuem chegando para gente que o agricultor familiar e ajuda nós tornar a Bahia cada dia mais forte”, enfatizou o tesoureiro da cooperativa que está recebendo investimento do Governo do Estado, por meio da CAR, via edital de Alianças Produtivas.