josias 2O Nordeste sempre esteve na vanguarda. As lutas libertárias, desde a expulsão dos holandeses, passando pelas tentativas emancipatórias de 1817 e 1824, em Pernambuco, a abolição da escravatura começou pelo Ceará, as batalhas pela consolidação da independência na Bahia e Piauí, a Balaiada no Maranhão, de 1838 a 1841, movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários agrários da região, dentre outros, são exemplos da determinação dos nordestinos.

Lutamos contra as tiranias do Estado Novo e do golpe civil/militar de 1964.

E aqui estamos, mais uma vez, demonstrando ser possível enfrentar o despreparo de um governo, que teima em nos deixar de lado e dividir o país, enquanto o Nordeste revoluciona no modo de governar.

Além de inovador, o consórcio dos governadores representa um novo modo de relação entre fóruns autônomos, que abrem mão de parte disso, em nome da unidade nordestina.

A Região Nordeste soma 55 milhões de pessoas, os nove Estados juntos têm população maior do que muitos países do planeta. Disso resultará no avanço da economia para os Estados, mais investimentos públicos, verbas otimizadas, transferência de boas práticas, retomada de programas essenciais como o Mais Médicos e uma sólida visão de mundo mais humana e fraterna.

O cenário é animador. Os governadores do Nordeste fazem parte do seleto grupo dos grandes estadistas do Brasil. As gestões nordestinas, que já são excelentes, tendem a evoluir, o que aumentará a projeção dos seus líderes na perspectiva nacional.

Provavelmente, o próximo presidente da República venha desta forte aliança do Consórcio Nordeste, o que seria extraordinário para nação. Afinal, o maior presidente da História do Brasil é nordestino e governou para todos os brasileiros.

Parabéns, governadores! Tenho orgulho de ser nordestino.

Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).