O encantamento de quem desperta a paixão pelo teatro

O encantamento de quem desperta a paixão pelo teatro

Eric Thadeu N. Souza

O ritmo da felicidade pode se resumir num sorriso de criança e, para alguns, não há nada mais satisfatório do que ensejar a capacidade que cada pessoa tem de visitar o seu “mundo fantástico”, cheio de histórias e fantasias, carregadas de um imaginário que, para sempre, estará demarcado nas mentes de quem esteve no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Doria, nesta quarta-feira (1º).

 

Na sala principal do teatro, apresentado em duas sessões, uma pela manhã (para o público mais infantil) e outra pela tarde (para um público de pré-adolescentes e adolescentes), a Companhia de Teatro Canela Fina encenou o espetáculo de teatro musical “O Gato do Construtor”.

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS SE ENCANTAM COM O ESPETÁCULO “O GATO DO CONSTRUTOR”, NO CANDINHA DORIA (3)

Esse foi o primeiro especialmente articulado para estudantes de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino naquele espaço e, de fato, oportunizou-se ao público presente um momento único de muita diversão num dos equipamentos de arte e cultura mais imponentes do estado, recentemente inaugurado a rigor do aniversário dos 109 anos de Itabuna.

Os sorrisos de cada espectador se mostraram ainda mais enobrecidos pela qualidade e grandiosidade do teatro em si, não só em suas características arquitetônicas, mas no conforto propiciado ao seu público, com um mobiliário de primeiríssima qualidade e nas características sofisticadas de som, luz, temperatura ambiente e cores do teatro, alinhadas com a proposta da Companhia Canela Fina, que trouxe a história do construtor que perde o seu animalzinho de estimação.

O enredo se envereda em duas dimensões: a do protagonista que sai em busca do seu bichano perdido e enfrenta situações inusitadas, conhece novos amigos; e do bichano que, entre aventuras e desventuras, reconhece um mundo também extremamente carregado de situações fantásticas entrecortadas por uma trilha sonora especial. O repertório traz clássicos do cancioneiro infantil e músicas próprias.

 

“Em outra perspectiva que não fosse a de um poder público que se sensibiliza em proporcionar para crianças e jovens das escolas municipais um momento único de conhecerem em toda a sua potencialidade as características completas do teatro, sendo que a maioria dos expectadores são de bairros periféricos, jamais eles poderiam ter tido a oportunidade de desfrutar de um momento como esse”, disse a professora Nilmecy Gonçalves, secretária municipal da Educação de Itabuna, citando a parceria estabelecida entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna no sentido de promover o Teatro Candinha Doria como um espaço que pertence ao povo de Itabuna e do Sul da Bahia.

 

Para a diretora do Teatro Municipal Candinha Doria, Cláudia Doria, “é grandioso que estejamos proporcionando a esse público a apresentação do teatro, um equipamento lindo, capaz de proporcionar um momento cultural precioso, ainda mais em se tratando de uma peça que vem de Salvador, trazida pela secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, permitindo que a festa de aniversário de Itabuna se estenda por mais alguns dias”.

 

Para o chefe do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, Paulo Lima, “a escolha do espetáculo foi bastante assertiva, já que se trata de um grupo musical que tem a capacidade de eclodir nos nossos sentimentos a criança que existe dentro de cada um de nós! Aqui não são somente as crianças e os jovens que se encantam, até nós, os adultos conseguimos revisitar a criança que existe dentro da gente”, disse o jornalista.

 

Pela manhã, estiveram no Teatro Candinha Doria alunos das escolas Heribaldo Dantas (Bairro São Pedro), Milton Rodolfo (Parque Santa Clara), Maria Pinheiro (Bairro Maria Pinheiro) e Pedro Lemos (Lomanto). À tarde, o público esteve composto pelos dos estudantes do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron – IMEAM (Centro).