sabores (3)

Conhecida pelas praias paradisíacas, o município de Itacaré desponta no cenário do turismo gastronômico colocando em pauta, ou melhor, no prato, os ingredientes da agricultura familiar. A prova disso é a VI edição do Festival Sabores de Itacaré que termina neste  domingo (19), na orla do município de Itacaré e tem como um dos atrativos principais a Feira da Agricultura Familiar e a Feirinha de Artesanato, que estão abastecidas com produtos de mais de 18 associações e empreendimentos solidários.

sabores (2)

Aproveitando as férias do meio do ano, o casal Aparecida Borges e Helder José, de Goiânia-GO, prestigiaram o festival e, ao visitar a Feira da Agricultura Familiar, não deixaram de comprar alguns itens para levar na bagagem: “Estou amando conhecer esses produtos regionais, pois certos sabores eu nem imaginava que existia. O que mais gostei e estou levando é cupuaçu, rambutan e cacau”, contou a atendente acadêmica. “Aqui a gente come os chocolates e sente, de fato, o sabor do cacau”, completou o marido.

sabores (1)

Júlio Oliveira, secretário de Turismo de Itacaré e um dos organizadores do Festival, que tem como tema principal Agricultura Familiar e Gastronomia de Raiz, explicou que o evento ajuda a mostrar a cadeia de produção do alimento, além de aproximar as pessoas que produzem de quem consome. “ O festival se consolida pois faz o link do campo à mesa. Aqui você tem um percurso onde há produtos na Feira da Agricultura Familiar, na cozinha show, nas aulas com possibilidades de uso do alimento, e a feira gastronômica, com pratos feitos à base da produção rural. O festival é a identidade da gastronomia da nossa Bahia”, pontuou.

Thiago Lucas Endringer, integrante da Associação de Pequenos Produtores da Camboinha, do município de Itacaré, destacou a importância do festival e salientou que “aqui temos a oportunidade de apresentar tudo que produzimos de maneira orgânica e o resultado das vendas aqui na Feira é a geração de renda para nossas famílias”.

Armazém do Chocolate

Outra novidade desta edição do Festival Sabores de Itacaré é o Armazém do Chocolate, que abriga várias marcas e oferece ao público a chance de adquirir chocolates de qualidade feitos ao leite ou à base de cacau. “Participei de todas edições do festival, mas esta é primeira vez com o chocolate. Esse evento ajuda as famílias a apresentarem para as crianças um chocolate com menos doce, feito à base de cacau, pois a gente sabe que elas adoram o chocolate ao leite”, observou a chef de cozinha Marly Catarina de Brito, que também se apresentou na Cozinha Show com o tema: Cozinhar é fazer poesia. Ela preparou o prato: Filé à moda da casa e banana tropical.